Marcia Peltier

20/08/2015 | Fonte: Jornal do Commercio

Cliquei aqui para ler a matéria direto da fonte. 

Marcia Peltier: Money, money

Money, money

Os investimentos estrangeiros em educação no Brasil ajudaram no crescimento de fusões e aquisições no primeiro semestre de 2015, em comparação com mesmo intervalo do ano anterior. Nesse período, foram sete operações deste tipo oriundas do exterior, enquanto que no ano passado não ocorreu nenhuma. Somando com as operações domésticas (entre empresas brasileiras), o número chega a 17 - alta geral de 89%, nas contas da KPMG.

Clima carioca

A União Europeia e a ONG WWF-Brasil fizeram uma parceria com a prefeitura do Rio para a realização da Semana das Soluções Climáticas, que acontecerá entre 30 de outubro e 6 de novembro, no Planetário da cidade, e agora estão buscando interessados em apresentar projetos e iniciativas durante o evento. São seis temas na pauta, incluindo água, energia e resíduos sólidos, entre outros, sendo que as inscrições vão até 10 de setembro.

Gastronomia em Santa Teresa

A francesa Marie Odile Fondeur, presidente do Sirha - o badalado evento de gastronomia e hotelaria que acontece no Rio, em outubro -, chega à cidade na próxima segunda. Vai se encontrar com o presidente brasileiro do evento, o chef Claude Troisgros. Juntos, participarão de uma apresentação, em Santa Teresa, onde serão reveladas as novidades do Bocuse D’Or, o mais importante campeonato de alta gastronomia e que terá seletiva brasileira durante o Sirha.

Crise naval

Os estaleiros brasileiros estão buscando novas alternativas para driblar a forte crise que abala o setor naval, atingido hoje por grandes dívidas e demissões em massa. A tendência é que as empresas procurem outros clientes e recursos adicionais, mas a situação não é fácil. O Estaleiro Enseada, por exemplo, já teve um financiamento aprovado pelo Fundo de Marinha Mercante, mas ainda está lutando para conseguir a liberação dos recursos.

Festa na Costa

O guitarrista Robben Ford, que fez parte do grupo de Miles Davis nos anos 80, é uma das principais atrações do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que começa hoje (20) e vai até domingo (23). O evento tem crescido nos últimos anos e continua à toda agora, com três palcos espalhados pela cidade. O único revés é a ausência do trompetista Roy Hargrove, que cancelou sua participação, mas a expectativa continua alta no balneário. Para se ter ideia, uma pesquisa da FGV apontou que o festival injetou R$ 11 milhões na economia local em 2014.

Paquera aérea

A onda de aplicativos de paquera se espalhando pelo mundo não para e agora está embarcando até em aviões. É que uma nova ferramenta do tipo, chamada MileHi, foi criada, veja só, para mostrar quem está conectado ao aplicativo durante um mesmo voo. A pessoa só precisa incluir o número e os horários da viagem. A ideia dos criadores é tirar do tédio quem viaja sozinho. Antigamente, os viajantes se contentavam com um bom livro ou uma soneca...

Em alta

Uma nova pesquisa sobre o WhatsApp no ambiente de trabalho revela que caiu a quantidade de telefonemas e SMS por conta da utilização do aplicativo. No caso das mensagens de texto, a redução foi de 72%. Já nas ligações, a queda é de quase 78%. Em contrapartida, o estudo aponta que o uso de plataformas mais recentes, como o Facebook, não foi alterado em decorrência do WhatsApp, indicando que as novas tecnologias estão em alta dentro das empresas. Os dados são da Fundação Armando Alvares Penteado.

LIVRE ACESSO

O lançamento do livro Brizola, escrito por Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro, acontecerá na Livraria da Travessa do Shopping Leblon no dia 24 de agosto. A sessão de autógrafos começará às 19h.

O Museu da Justiça de Niterói apresenta a exposição “Revelando Niterói”, uma série fotográfica produzida por Miguel Regazoni que mostra o município em diferentes aspectos. Ficará em cartaz de hoje até o dia 30 de novembro.

O Coletivo Chama ocupará nas próximas semanas a Sala Funarte, no Centro, dentro da série "Contemporâneos", apresentando trabalhos inéditos de artistas do próprio coletivo e também de artistas convidados. A primeira apresentação acontecerá amanhã (21). A partir das 19h30.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular realizará, no dia 29 de agosto, a partir das 8h30, reunião científica para médicos e estudantes, na Faculdade de Medicina de Petrópolis. Inscrições no site: fmpfase.edu.br

Atores mirins como Xande Valois , Cauê Campos e Eduardo Melo participão do 12° Desfile Solidário da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST). O evento será este sábado, às 14h, no Salão Nobre do Clube Fluminense, em Laranjeiras.

O cineasta Roberto Farias será o homenageado do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015, no dia 1° de setembro, no Cine Odeon.

O Miranda, no Espaço Lagoon, terá entre os dias 24 e 26 de agosto o evento Rio Moda Discute.

Você também pode me seguir no Instagram: @marciapeltieroficial

Com Daniel Fraiha, Davi de Souza e Ralph Ribeiro