Sirha movimenta setor gastronômico do Rio no mês de outubro

24/08/2015 | Fonte: Jornal de Turismo - Destaque

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Na manhã de hoje, 24/08, o hotel Santa Teresa foi palco da coletiva de imprensa para a apresentação e preparação do Sirha-Rio, Encontro Internacional dos grandes chefes e da indústria de gastronomia e hotelaria, que ocorre em outubro entre 14 e 17, no Centro de Convenções SulAmérica.


Além de ser a maior feira de gastronomia mundial, o evento em edição brasileira terá seletivas para um dos mais prestigiados concursos culinários o Bocuse d’Or. De acordo com Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse d’Or, esse é um momento ideal para a cidade do Rio de Janeiro. ”Vamos agregar os talentos e reunir toda a família de profissionais brasileiros da cozinha. É hora de mostra para o país o quanto esse setor representa.”

O Sirha-Rio reunirá cerca de oitenta expositores de todas as indústrias, produtos locais e pela primeira vez o evento terá empresas estrangeiras no Brasil. Segundo o diretor superintendente do Sebrae RJ, César Vasquez, com esse tipo de feira é possível apresentar os produtos locais de todo o país. “O Sirha é um espaço para discutimos os novos caminhos da gastronomia, as tecnologias e inovação desta área. Com esse intuito, e estando em parceria com os organizadores, mobilizamos o Sebrae Nacional para trazer cerca de quatorze estados distintos para apresentar os seus produtos.”, informou.

O objetivo do evento é atrair cerca de 10 mil visitantes das Américas e Europa. Para o presidente do SindRio, Pedro de Lamare, era uma necessidade do setor que precisava ser atendida. “Com o Sirha podemos enxergar novas possibilidades para o setor. Pensamos até em entrar para o calendário oficial de eventos da cidade e trazer cada vez mais um público oriundo de outros locais, não só do Brasil.”.

O presidente do Sirha Rio, Claude Troisgros, comentou que é um privilégio receber esse evento único no Brasil. “Chegar em 2015 e ter essa oportunidade de ser anfitrião deste evento é muito importante e a hora de mostrar que podemos fazer dar certo. Esse espaço dará muita visibilidade aos pequenos produtores e também aos participantes do concurso Bocuse d’Or de mostrem os grandes profissionais que são.”, finalizou.

Os candidatos selecionados são: Alex Sotero, de São Paulo; Bruno Rapel, de Brasília; Camilo Portugal, do Rio de Janeiro; Gabriel Daniel, de SP; Gustavo Maragna, de Brasília; e Giovanna Grossi, de Maceió.