Sirha: Bocuse D`or e Coupe Du Monde de La Patisserie confirmados

28/08/2015 | Fonte: Gastromania

Porta-vozes do encontro internacional dos grandes chefs e da indústria de gastronomia e hotelaria revelam detalhes dos concursos que fazem parte da agenda da feira

Evento acontece de 14 a 16 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica

Porta-vozes internacionais e representantes nacionais do Sirha, o evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, estiveram juntos na manha desta segunda, 24 de agosto, em encontro em Santa Teresa onde revelaram detalhes dos concursos que fazem parte da agenda da feira, que acontece de 14 a 16 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica: o Bocuse D’Or e a Coupe du Monde de La Pâtisserie. Marie Odile Fondeur, diretora geral do Sirha; Claude Troisgros, presidente do Sirha Brasil; e Vânia Tavares, diretora geral da GL events Exhibitions, comandaram o encontro, que também teve a presença dos chefs Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse D’Or Brasil e Philippe Brye, presidente da etapa brasileira da Coupe du Monde de La Pâtisserie. Outros renomados nomes da gastronomia brasileira, como Alex Atala, à frente do júri do Bocuse D’Or, e Roberta Sudbrack, um dos jurados do concurso, participaram do encontro.

Bocuse D’Or – o concurso gastronômico mais prestigioso do mundo chega ao Brasil

Durante o Sirha Rio, a GL events realizará a primeira seletiva brasileira do Bocuse D’Or, considerado o mais prestigioso concurso culinário de alta gastronomia do mundo, nos dias 15 e 16 de outubro. O vencedor, escolhido entre oito chefs profissionais, vai representar o país na etapa latino-americana da competição no México, em 2016. De lá, sairão três nomes para a final na próxima edição do Sirha Lyon, em 2017.

Criado em 1987 por Paul Bocuse, o Bocuse D’Or reúne a cada dois anos, em Lyon, 24 jovens chefs dos cinco continentes. Alguns deles estão entre os mais brilhantes talentos de suas gerações. Os finalistas são determinados após dezoito meses de etapas seletivas, em 63 países. Mais que uma mera competição, o Bocuse D’Or é um verdadeiro show de talentos da gastronomia vindos do mundo todo. Considerado inovador desde sua criação, foi o primeiro concurso em que os candidatos preparavam o prato ao vivo, em frente à plateia e aos jurados. O primeiro lugar nas Américas em que Bocuse colocou seu nome foi no carioca Hotel Meridien, quando Laurent aceitou o convite para representar seu mestre aqui.

Os oito candidatos – Alex Sotero (SP), Bruno Rappel (DF), Camilo Portugal (RJ), Gabriel Daniel (SP), Giovanna Grossi (AL), Gustavo Maragna (DF), Halles Willians (RJ) e Luiz Filipe de Azevedo (SP) - foram escolhidos por Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse D’Or Brasil, e seu comitê.

Entre os nomes escolhidos para o Comitê estão os chefs Marcelo Fernandes, Marcelo Pinheiro, Victor Rodrigues, David Jorbet, Bruno Hamad e Andrews Valentim. Além de auxiliar na escolha dos candidatos, o grupo participará ativamente do treinamento e, durante as provas, atuarão como fiscais e treinarão o vencedor para a etapa mexicana.

Presidido pelo chef Alex Atala (DOM e Dalva & Dito), o júri contará com mais oito nomes. São eles: Tsuyoshi Murakami (chef do Kinoshita, em São Paulo), Jefferson Rueda (Attimo e Casa do Porco, São Paulo), Didier Labbé (chef executivo do Grupo Troisgros Brasil, Rio de Janeiro), Pascal Jolly (Chez L’Ami Martin, Rio de Janeiro), Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro), André Soares (Hotel Saint Andrews, Gramado), Paolo Lavezzini (Fasano Al Mare, Rio de Janeiro) e Emmanuel Bassoleil (Skye, São Paulo).

Como processo seletivo, os candidatos tiveram que criar uma receita para cada tema do concurso: carne (miolo de alcatra com acompanhamento de ora-pro-nóbis) e peixe (pescadinha com acompanhamento de chuchu). Depois da elaboração da ficha técnica e modo de preparo, os concorrentes fotografaram o prato. Nos dias do Sirha Rio, cada chef terá cinco horas e 35 minutos para preparar suas receitas ao vivo para avaliação.

O Brasil já participou nove vezes da final do concurso, desde sua criação, nos anos de 1989, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2007, 2009, 2013. Desta vez, o país terá uma oportunidade excepcional para valorizar sua herança culinária, reforçar a crescente reputação de sua cozinha e mostrar a qualidade de seus talentos gastronômicos, técnica e criatividade.

Coupe du Monde de La Pâtisserie

Os doces também terão lugar de destaque no Sirha Rio. A seletiva brasileira da Coupe du Monde de La Pâtisserie — evento de referência na arte da pâtisserie no mundo inteiro - será no dia 14 de outubro. O chef pâtissier Philippe Brye é o presidente da etapa brasileira da Coupe du Monde de la Pâtisserie e Flavia Quaresma é a presidente de honra. Os dois selecionaram os chefs finalistas.

Quatro candidatos — dois concorrendo na categoria açúcar e dois na categoria chocolate — terão seis horas para executar suas obras, através da criação de doces que exigem técnica e precisão. Para a categoria açúcar, serão duas tortas geladas de frutas, duas tortas de chocolate e uma peça artística em açúcar. Já os candidatos da categoria chocolate deverão preparar duas tortas geladas de frutas, oito sobremesas empratadas com chocolate e uma peça artística em chocolate.

Os candidatos escolhidos são Ataide de Sousa (RJ) e Marcone Santos (SP) na categoria açúcar; e Emanuel Pinheiro (RJ) e Abner Ivan (SP) na categoria chocolate.

O júri é composto por seis renomados chefs do mundo da confeitaria: Arnor Porto (Sweethings), Dominique Guérin (Boulangerie Guerin), Fabrice Lenud (Pâtisserie Douce France), Flavio Federico (consultor), Ramiro Bertassin (Hotel JW Marriott Rio de Janeiro) e Renata Arassiro (Chocolates Renata Arassiro).

A seleção nacional é a primeira etapa da final da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2017, em Lyon. Antes, a equipe vencedora – formada por um chef pâtissier de cada categoria, açúcar e chocolate - deverá defender seu lugar na Copa Maya, seleção América Latina, no México, que acontecerá em 2016.

World Cuisine Summit Conference

O Sirha tem entre seus principais objetivos lançar e analisar tendências. Original e ambicioso, o World Cuisine Summit é um verdadeiro laboratório de investigação para as tendências de serviços de alimentação e gastronomia, lançado na edição de 2013 de Lyon.

Orquestrada por Frédéric Loeb — presidente do escritório de consultoria em tendências Loeb Innovation, membro do Comitê de Inovação do Institut Paul Bocuse, consultor de chefs renomados como Joël Robuchon, Pierre Hermé e Alain Ducasse —, a conferência busca decifrar e discutir o futuro do mercado de gastronomia no mundo e no Brasil. A apresentação será endossada por estudos que Loeb fez sobre tendências gastronômicas que deverão surgir até 2019. Depois de revelar seus estudos, ele debaterá com líderes de opinião e com público, sobre as implicações dessas tendências no nosso país.

Entre os nomes confirmados para a conferência estão Pedro De Lamare, presidente do SindRio; Andrea d’Egmont, jornalista e pesquisadora de gastronomia; Ricardo Castilho, sócio-proprietário da revista Prazeres da Mesa; Janyck Daudet, CEO do Club Med Brasil; e Fernando Sá, CFO do Grupo Troisgros Brasil.

Alguns dos temas que serão debatidos são a enorme transformação da indústria de alimentação em um mundo em plena mutação; como promover um crescimento responsável e permanente do setor, da produção à transformação, da distribuição à consumação; e como imaginar e promover soluções para um futuro melhor na indústria da alimentação.

Prazeres da Mesa traz seu consagrado Mesa Show

O maior evento de enogastronomia do país, O Mesa ao Vivo, criado há doze anos pela revista Prazeres da Mesa e estruturado como um “reality show editorial”, faz parte da programação do Sirha Rio.

O público — constituído de estudantes de gastronomia, chefs de cozinha, sommeliers, micros, pequenos e grandes empresários de produtos gastronômicos e donos de bares e restaurantes — vai atuar na confecção de um número da revista Prazeres da Mesa, participando de aulas e degustações que serão os temas da edição.

Os participantes assistirão produtoras, repórteres e fotógrafos da equipe da revista em ação, trabalhando a partir de uma redação montada no local. Os expositores, pequenos produtores e apoiadores terão seu trabalho e produtos retratados na revista.

A programação do Mesa Show inclui cinco aulas no dia 14 de outubro com Chefs consagrados locais e de outras partes do Brasil; degustação de vinhos e jantar magno assinado pelos Chefs convidados em um restaurante da cidade.

Área De Produtos Locais Brasileiros

O Sebrae, patrocinador do máster do Sirha, criou uma área especial para destacar a riqueza dos pequenos produtores brasileiros. Uma oportunidade única para descobrir produtos raros e exclusivos de diferentes regiões do país. O Sebrae selecionou 19 expositores e busca aumentar a conscientização da importância dos alimentos orgânicos e sustentáveis, tema em alta no mundo inteiro.

Os produtos serão apresentados por regiões, como segue:

- Acre

Castanha do Brasil, Polpa de Frutas (Açaí e Cupuaçu)

Farinha de Mandioca (normal e em coco)

Feijões crioulos do Vale do Juruá

- Bahia

Cacau

Cachaça

Café

- Goiás

Queijo

Açafrão

- Mato Grosso

Jacaré

Pintado

- Minas Gerais

Queijo Canastra

Café

- Pará

Mandioca e seus produtos típicos

- Paraná

Cachaça

Embutidos

Café Norte Pioneiro do Paraná

- Piauí

Cajuína

- Rio de Janeiro

Vieiras da Ilha Grande

Cafés Especiais

Cachaças do Rio

 

Queijos Especiais

 

- Rio Grande do Norte

 

Flor de Sal

 

- Rondônia

 

Pirarucu

 

Tambaqui

 

Castanha

 

- Santa Catarina

 

Linguiça de Blumenau

 

Ostras e Mexilhões Defumados

 

- São Paulo

 

Cogumelos Shitake Ogânicos

 

Conferências Sebrae e SindRio

 

Cada um dos patrocinadores será responsável por conferências que trarão inovações e soluções de negócios para os profissionais dos setores de alimentação: restaurantes, bares, cafés.

 

Expositores

 

O evento contará com cerca de cem expositores e marcas nacionais e internacionais, incluindo produtos aos quais os visitantes terão seu primeiro contato: empresas estrangeiras recém-chegadas ao Brasil e produtores de áreas remotas do país.

 

· Ajinomoto

 

· Arcofoods

 

· Borner - Germany

 

· Cave Du Fromage

 

· Chef Estrela

 

· Cusine Pro

 

· Delfina Food Truck

 

· Fagga Eventos

 

· Franke Coffee Systems

 

· Hotel Plus Restaurant

 

· Ita Food

 

· Natural Wonder

 

· O Rei Da Cutelaria

 

· Origin

 

· Qualifest

 

· Qualis - Brasil

 

· Saint James Industrial

 

· Solarius

 

· Sorvemaq

 

· Victorinox

 

· Vista Alegre

 

· Zamboni

 

· Zwilling

 

Sobre o Sirha:

 

O Sirha reúne a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais do setor e 3045 expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon, onde começou. Desde 1983, ano de sua criação, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, e apresentar e discutir tendências com profissionais de mercado que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação. A primeira edição da América do Sul, no Rio de Janeiro, tem expectativa de cem expositores e marcas brasileiras e internacionais e mais de dez mil visitantes. Em sua última edição em Lyon, em janeiro de 2015, o Sirha teve a presença de mais de 19 mil chefs, em 130 mil m² de pavilhão, com 3.045 expositores e marcas e mais de 189 mil visitantes profissionais vindos do mundo inteiro.

 

A companhia francesa GL events, líder mundial no setor de eventos, é a responsável por trazer o Sirha ao Brasil e também pela realização das demais edições internacionais. O Grupo iniciou operações no Brasil em 2006, quando assumiu a gestão do Riocentro. Desde então, o grupo cresceu e atualmente administra um portfólio de 12 empresas que inclui ainda a HSBC Arena, no Rio de Janeiro, único espaço no país que obedece aos mais rígidos padrões internacionais, e o São Paulo Expo, centro de exposições que passa por uma ampla reforma.

 

O Sirha no Rio trará uma oferta completa e inovadora para seduzir os dez mil visitantes profissionais que são esperados: cem expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

 

Patrocinadores

 

O Sirha é patrocinado pelo Sebrae, SindRio e a Arcofoods é a distribuidora oficial. Entram com apoio institucional a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Guia do Profissional de Hotelaria e Restaurantes (GPHR). Como apoio de mídia, o evento conta a Revista Prazeres da Mesa, o Embarque na Viagem, a Foodservice Consultants Society International (FCSI), a Hotel Management, a Les Toques Blanches du Monde. Os hotéis da rede Othon são os hotéis oficiais do Sirha, e o IBMR o centro universitário oficial.

 

Para o Bocuse d’Or, marcas como CEG e Intellikit (Master), Pommery, Staub (Gold), Nestlé Pro San Lourenço, Chef Estrela (bronze) já confirmaram o patrocínio do concurso. Vista Alegre e Saint James fornecerão a arte da mesa.

 

Para a Coupe du Monde de la Pâtisserie, CEG e Cacau Show (Master) confirmaram o patrocínio máster.

 

Sobre a GL events

 

A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon (França) e faturamento de 939 milhões de euros em 2014. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com quatro mil colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.

 

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a GL events administra um portfólio de 12 empresas no Brasil e é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

 

No Rio de Janeiro, são duas equipes dedicadas ao Sirha Rio, para que tenhamos uma feira de negócios internacional adaptada às especificidades do mercado brasileiro:

 

A equipe francesa da GL events /Sirha adiciona sua experiência na organização de feiras de negócios, concursos e eventos.

 

A equipe brasileira da Fagga | GL events Exhibitions adiciona seu conhecimento do mercado brasileiro e conduz gestão operacional do evento, em colaboração estreita com parceiros e operadores locais. Com meio século de experiência em promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga l GL events Exhibitions faz parte do grupo GL events, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a Fagga, uma das maiores do setor, é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a empresa se tornou subsidiária do Grupo GL events em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no País e 250 no exterior.

 

Serviço:

 

Sirha Rio

 

§ Somente para profissionais e estudantes dos setores de gastronomia e hotelaria;

 

§ Entrada gratuita (credenciamento no http://sirha-rio.com/);

 

§ Entrada gratuita para imprensa com convite ou cartão de imprensa (credenciamento no http://sirha-rio.com/);

 

§ Centro de Convenções SulAmérica;

 

§ De 14 a 16 de outubro de 2015, das 10h às 19h

 

Acesse:

 

Sirha Rio - http://sirha-rio.com/

 

Facebook - www.facebook.com/sirhario

 

Instagram - instagram.com/sirhario

 

#SirhaRio