Rio vai sediar evento gastronômico

08/09/2014 | Fonte: Band - Notícias

Clique para ler a notícia direto da fonte

A ascensão do Rio de Janeiro ao posto de cidade sede de grandes eventos ganhou mais um incremento na última semana. Foi anunciada a realização em 2015 do Salon International de la Restauration de l´hôtellerie et de l´alimentacion (Sirha), maior feira de gastronomia e hotelaria do mundo, voltada para donos de restaurantes, responsáveis por hotéis, chefs e produtores. É a primeira vez que um evento internacional dedicado ao setor hoteleiro e de serviços de alimentação acontece na cidade. A feira será realizada entre 14 e 16 de outubro no Centro de Convenções SulAmérica.

- A chegada desse evento reafirma mais uma vez a vocação do Rio de Janeiro como grande polo de eventos internacionais. A realização deste salão aqui também é consequência de uma política de apoio ao setor degastronomia. A feira vai possibilitar a qualificação dos nossos equipamentos e o empresário poderá ver as últimas tendências e lançamentos sem precisar se afastar de seus negócios para viajar para fora do país – lembra o Secretário de Estado de Turismo, Claudio Magnavita.

Atualmente, o Brasil possui mais de 2 milhões de estabelecimentos de alimentação, sendo cerca de 64 mil restaurantes, e expectativa de crescimento de 4,8% até 2016. Já o setor hoteleiro conta com 19 mil hotéis e registrou aumento de 6% em 2013 com relação ao ano anterior.

O evento

Criado em Lyon, na França, em 1983, o Sirha já teve edições em Genebra, Istambul e Moscou. A edição carioca vai contar com cerca de 115 expositores brasileiros e internacionais. A previsão é que 10 mil visitantes passem pelo espaço.

Além dos expositores, o público poderá assistir às etapas seletivas do Bocuse d´Or - mais prestigiado concurso gastronômico do mundo, comandado pelo chef Paul Bocuse – e da Coupe du Monde de La Patisserie – onde são eleitos os melhores confeiteiros; conferências do Sirha World Cuisine Summit, onde são apresentadas tendências e inovações gastronômicas; e do Omnivore, festival responsável por revelar jovens talentos.

Haverá ainda uma área destinada a produtos brasileiros, que se chamará Terroir, com cerca de 20 estandes. O evento também vai contar com competições, aulas, palestras, demonstrações e degustações em quase todos os estandes.

Em Lyon, são 2.980 expositores e marcas participantes e, na última edição, passaram por lá 185.450 profissionais e visitantes, além de 20 mil chefs, de 86 países.