Veja os eventos pelos 450 anos do Rio

08/09/2014 | Fonte: Diário do Rio

Clique para ler a notícia direto da fonte

O aniversário é só em 1º de março de 2015, mas a festa dos 450 anos do Rio já está praticamente programada: as comemorações terão início no Réveillon e irão se estender até março de 2016. Ao longo desses meses, a ideia é valorizar todo o repertório cultural carioca.

O mês de março terá um tema para cada um de seus fins de semana. A agenda ganhou o nome de Cidade Maravilhosa, a cidadania leva a marca Gentileza Gera Gentileza; atividades ao ar livre serão Do Leme ao Pontal, a musicalidade será celebrada em Minha Alma Canta e, para fechar o mês, o pot-pourri dos temas anteriores foi batizado de Aquele Abraço.

As datas dos dias de São Sebastião (20/01), de São Jorge (23/04), do Chorinho (23/04), da Consciência Negra (20/11) e do Samba (01/12) também irão ser comemorativas de aniversário. Na época da Festa da Penha serão entregues as iniciativas escolhidas por meio de consulta pública do portal rio450anos.com.br. Ao longo de 45 dias, cerca de 100 mil pessoas votaram para escolher cinco obras em cada área de planejamento da prefeitura e uma para a categoria especial Todo o Rio.

O grande destaque da votação que escolheu as festas e presentes que o carioca desejava para a cidade foi o Festival de Bossa Nova, em Ipanema, que superou a marca de 30 mil votos. Em seguida, vieram a reforma da pista de skate da Praça Nossa Senhora da Apresentação, no Irajá, e a arborização da Estrada de Três Rios, em Jacarepaguá, que superaram a marca de 14 mil votos.

Uma exposição com material histórico coletado junto à população do Centro Histórico e da Zona Portuária angariou quase mil votos. A ocupação cultural da Ladeira da Misericórdia, rua mais antiga da cidade, resquício do mítico Morro do Castelo, arrecadou mais de quatro mil votos na categoria especial Todo o Rio.

Os 450 anos também ganharam um decreto: o Pró Carioca, um Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular do Rio, para promover circuitos de valorização do patrimônio da cidade, promovendo manifestações culturais locais.

Escolha da marca celebra a carioquice
O Comitê Rio450 abriu um concurso público para a escolha da marca comemorativa. Olha aqui como ficou: O escritório Crama Design Estratégico superou 27 concorrentes, sem símbolos óbvios como o Cristo e o Pão de Açúcar e optou por uma solução simples na concepção e complexa no conceito.

O Diário do Rio observou outras conquistas esperadas para o Rio durante seu aniversário. Vamos acompanhar!

AquaRio
O AquaRio, na Zona Portuária, promete finalmente sair do papel em 2015, com a pretensão de ser o mais importante aquário da América do Sul. O presidente da instituição, Marcelo Szpilman, vem anunciando novidades, como mergulhos em meio a peixes, arraias e tubarões.

Parque Lage.com
O Parque Lage comemora 40 anos em 2015 e tenta internacionalização com a presença do artista Márcio Botner, a frente da instituição. Segundo Botner, a parceria de Osklen e Instituto-E vai aumentar a relação entre arte e natureza com a repaginação da iluminação do aquário, e o Memória Lage, que vai resgatar a história do Parque.

Sirha no Rio
De 14 a 16 de outubro de 2015 o Rio recebe o Sirha, maior evento de gastronomia e hotelaria da Europa. O anúncio foi feito pela presidente Marie Fondeur na residência do cônsul-geral da frança no rio, Brice Roquefeuil.
www.facebook.com/sirhario

Conferência do V Centenário
Em fevereiro de 2016, último mês do calendário comemorativo, haverá um grande encontro acadêmico para debater os próximos 50 anos do Rio de Janeiro. A Conferência do V Centenário reunirá especialistas nas áreas de mobilidade, sustentabilidade, inovação e urbanismo.