Primeira edição do Sirha Rio acontece em outubro

15/09/2015 | Fonte: REVISTA DÓLMA

Clique aqui para ler a matperia direto da fonte

Um dos eventos de referência do setor de gastronomia, o Sirha reúne a cada dois anos cerca de 190 mil profissionais da área na cidade francesa de Lyon. Desde sua primeira edição, em 1983, o evento tem o propósito de apresentar novas soluções ao mercado e promover o debate de tendências entre os profissionais de gastronomia e hotelaria.

Após as edições que aconteceram em Genebra e Istambul, agora é a vez do Rio de Janeiro sediar a primeira edição do Sirha na América Latina. O Sirha Rio acontece de 14 a 16 de outubro no Centro de Convenções SulAmérica.

Sob a direção geral da francesa Marie-Odile Fondeur, o Sirha Rio irá reunir cem expositores, entre fornecedores de produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, decoração, produtos regionais e representantes de produtos estrangeiros que estarão no Brasil pela primeira vez.

Além da exposição, o Sirha Rio receberá o World Cuisine Summit, painel de debates sobre as tendências do setor e as etapas brasileiras de dois tradicionais concursos gastronômicos: o Bocuse D’Or e a Coupe du Monde de la Pattiserie.

O chef Claude Troisgrois foi o nome escolhido como presidente do Sirha Rio. Laurent Suaudeau está à frente do concurso Bocuse D’Or e Philippe Brye preside a Coupe du Monde de la Patisserie. Frédéric Loeb, especialista em tendências gastronômicas na Europa, virá ao Brasil para apresentar o Sirha World Cuisine Summit, painel com as principais previsões para o setor e debaterá com líderes de opinião locais.

“Estou imensamente orgulhoso em poder apresentar a primeira edição do Sirha Rio. Esta exposição e feira de negócios oferecerá uma oportunidade ímpar para que tomadores de decisão nas indústrias de hotelaria e de serviços de alimentação possam enriquecer as suas ofertas de serviços, descobrir os mais novos conceitos e as tendências mundiais, além de assistir e competir em concursos e participar de eventos paralelos”, comenta Claude.

Bocuse D’Or fará sua primeira seletiva brasileira durante o Sirha Rio

A primeira seletiva brasileira do prestigiado concurso gastronômico Bocuse D’Or acontecerá durante o Sirha Rio nos dias 15 e 16 de outubro. O vencedor, escolhido entre oito chefs profissionais, vai representar o país na etapa latino-americana da competição no México, em 2016. De lá, sairão três nomes para a final que irá ocorrer em Lyon, em 2017.

Criado em 1987 por Paul Bocuse, o Bocuse D’Or reúne a cada dois anos, em Lyon, 24 jovens chefs dos cinco continentes. Os finalistas são determinados após dezoito meses de etapas seletivas, em 63 países. O Bocuse D’Or é considerado inovador desde sua criação, tendo sido o primeiro concurso gastronômico em que os candidatos preparavam o prato ao vivo, em frente à plateia e aos jurados.

Os oito brasileiros que irão participar da etapa brasileira são: Alex Sotero (SP), Bruno Rappel (DF), Camilo Portugal (RJ), Gabriel Daniel (SP), Giovanna Grossi (AL), Gustavo Maragna (DF), Halles Willians (RJ) e Luiz Filipe de Azevedo (SP).

Presidido por Alex Atala (DOM e Dalva & Dito), o júri contará com outros grandes nomes da gastronomia brasileira: Tsuyoshi Murakami (chef do Kinoshita, em São Paulo), Jefferson Rueda (Casa do Porco, São Paulo), Didier Labbé (chef executivo do Grupo Troisgros Brasil, Rio de Janeiro), Pascal Jolly (Chez L’Ami Martin, Rio de Janeiro), Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro), André Soares (Hotel Saint Andrews, Gramado), Paolo Lavezzini (Fasano Al Mare, Rio de Janeiro) e Emmanuel Bassoleil (Skye, São Paulo).

Copa do Mundo da Pâtisserie

Os doces também terão lugar de destaque na programação do Sirha Rio, com a realização da seletiva brasileira da Copa do Mundo da Pâtisserie no dia 14 de outubro.

A etapa brasileira do evento que é referência internacional na arte da pâtisserie será presidida pelo chef pâtissier Philippe Brye, que terá ao seu lado Flavia Quaresma como presidente de honra. Os dois serão os responsáveis pela seleção dos chefs finalistas.

Quatro candidatos – dois concorrendo na categoria açúcar e dois na categoria chocolate – terão seis horas para executar suas obras, através da criação de doces que exigem técnica e precisão. Os candidatos escolhidos são Ataide de Sousa (RJ) e Marcone Santos (SP) na categoria açúcar; e Emanuel Pinheiro (RJ) e Abner Ivan (SP) na categoria chocolate.

O júri é composto por seis renomados chefs do mundo da confeitaria: Arnor Porto (Sweethings), Dominique Guérin (Boulangerie Guerin), Fabrice Lenud (Pâtisserie Douce France), Flavio Federico (consultor), Ramiro Bertassin (Hotel JW Marriott Rio de Janeiro) e Renata Arassiro (Chocolates Renata Arassiro).

A seleção nacional é a primeira etapa da final da Coupe du Monde de la Pâtisserie, que acontecerá em 2017, em Lyon. Antes, a equipe vencedora – formada por um chef pâtissier de cada categoria, açúcar e chocolate – deverá defender seu lugar na Copa Maya, seleção América Latina, que acontecerá em 2016, no México.

SERVIÇO

Quando: 14 a 16 de outubro de 2015, das 10h às 19h

Onde: Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro

O Sirha Rio é um evento voltado exclusivamente para profissionais e estudantes dos setores de gastronomia e hotelaria. Será exigida a apresentação de documento ou cartão de visita que comprove a relação como setor.

Para obter mais informações ou fazer sua inscrição, acesse http://sirha-rio.com/