SIRHA - UM DOS MAIORES EVENTOS GASTRÔNOMICOS DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO

14/09/2015 | Fonte: INCENA

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Feira acontece entre 14 de 16 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica

Publicado em 14 de Setembro de 2015

Sirha, o encontro internacional dos grandes Chefs e da indústria de gastronomia e hotelaria, tem sua primeira edição da América Latina sediada no Rio de Janeiro 

O Sirha é hoje o evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, reunindo a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais do setor e 3045 expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon, onde começou. Desde 1983, ano de sua criação, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, e apresentar e discutir tendências com profissionais de mercado que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação.

Como parte de seu desenvolvimento internacional, após Sirha Genebra e Sirha Istambul, e em breve Sirha Budapest e Sirha México, é lançado o Sirha Rio, o primeiro evento deste porte a ser realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Acontece de 14 a 16 de outubro de 2015, no Centro de Convenções SulAmérica, com expectativa de cem expositores e marcas brasileiras e internacionais, e mais de dez mil visitantes.

A companhia francesa GL events, líder mundial no setor de eventos, é a responsável por trazer o Sirha ao Brasil e também pela realização das demais edições internacionais. O Grupo iniciou operações no Brasil em 2006, quando assumiu a gestão do Riocentro. Desde então, o grupo cresceu e atualmente administra um portfólio de 12 empresas que inclui ainda a HSBC Arena, no Rio de Janeiro, único espaço no país que obedece aos mais rígidos padrões internacionais, e o São Paulo Expo, centro de exposições que passa por uma ampla reforma.

Único conglomerado a operar em toda cadeia de eventos na América Latina, a operação brasileira da GL events trabalha com quatro linhas de negócios distintas, reproduzindo o modelo de negócios da matriz. A GL events Live abriga a área responsável pela concepção, produção e realização de eventos; a GL events Exhibitions responde pelos projetos de organização e produção de feiras de negócios e a GL events Venues faz a gestão de espaços para eventos. O Brasil é o primeiro país a operar uma linha de negócios adicional, a GL events Hospitality — que atua principalmente na gestão de atividades hoteleiras, alimentos e bebidas.

O grupo fechou 2014 com faturamento de 939 milhões de euros e presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com quatro mil colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.

Em sua última edição em Lyon, em janeiro de 2015, o Sirha teve a presença de mais de 19 mil chefs, em 130 mil m² de pavilhão, com 3.045 expositores e marcas e mais de 189 mil visitantes profissionais vindos do mundo inteiro.

Há alguns anos, o Sirha se desenvolve internacionalmente, sempre levando consigo o seu DNA, que engloba:

· Uma oferta completa e inovadora de produtos e marcas;
· Eventos e concursos de prestígio;
· O local de encontro de grandes Chefs;
· Revelação de novas tendências.

A DIREÇÃO GERAL DO EVENTO É DA FRANCESA MARIE-ODILE FONDEUR.

O Sirha no Rio trará uma oferta completa e inovadora para seduzir os dez mil visitantes profissionais que são esperados: cem expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

Além dos expositores, concursos gastronômicos de tradição, como o Bocuse D’Or e a Coupe du Monde de La Patisserie, e um debate sobre tendências do setor, o Sirha World Cuisine Summit, fazem parte da agenda do evento. Jérôme Bocuse, Chef, filho e discípulo de Paul Bocuse, é presidente honorário do Bocuse D’Or.

No Brasil, Claude Troisgros foi o nome escolhido como Presidente do Sirha Rio, enquanto Laurent Suaudeau está à frente do concurso Bocuse D’Or e Philippe Brye preside a Coupe du Monde de la Patisserie. Frédéric Loeb, especialista tendências gastronômicas na Europa, virá ao Brasil apresentar o Sirha World Cuisine Summit, painel com as principais previsões para o setor e debaterá com líderes de opinião locais.

“Estou imensamente orgulhoso em poder apresentar a primeira edição do Sirha Rio. Esta exposição e feira de negócios oferecerá uma oportunidade ímpar para que tomadores de decisão nas indústrias de hotelaria e de serviços de alimentação possam enriquecer as suas ofertas de serviços, descobrir os mais novos conceitos e as tendências mundiais, além de assistir e competir em concursos e participar de eventos paralelos”, comenta Claude.

::: BOCUSE D’Or :::

O CONCURSO GASTRONÔMICO MAIS PRESTIGIOSO DO MUNDO CHEGA AO BRASIL

Durante o Sirha Rio, a GL events realizará a primeira seletiva brasileira do Bocuse D’Or, considerado o mais prestigioso concurso culinário do mundo, nos dias 15 e 16 de outubro. O vencedor, escolhido entre oito chefs profissionais, vai representar o país na etapa latino americana da competição no México, em 2016. De lá, sairão três nomes para a final na próxima edição do Sirha Lyon, em 2017.

Criado em 1987 por Paul Bocuse, o Bocuse D’Or reúne a cada dois anos, em Lyon, 24 jovens chefs dos cinco continentes. Alguns deles estão entre os mais brilhantes talentos de suas gerações. Os finalistas são determinados após dezoito meses de etapas seletivas, em 63 países. Mais que uma mera competição, o Bocuse D’Or é um verdadeiro show de talentos da gastronomia vindos do mundo todo. Considerado inovador desde sua criação, foi o primeiro concurso em que os candidatos preparavam o prato ao vivo, em frente à plateia e aos jurados.

Os oito candidatos – Alex Sotero (SP), Bruno Rappel (DF), Camilo Portugal (RJ), Gabriel Daniel (SP), Giovanna Grossi (AL), Gustavo Maragna (DF), Halles Willians (RJ) e Luiz Filipe de Azevedo (SP) - foram escolhidos por Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse D’Or Brasil, e seu comitê.

Como processo seletivo, os candidatos tiveram que criar uma receita para cada tema do concurso: carne (miolo de alcatra com acompanhamento de ora-pro-nóbis) e peixe (pescadinha com acompanhamento de chuchu). Depois da elaboração da ficha técnica e modo de preparo, os concorrentes fotografaram o prato. Nos dias do Sirha Rio, cada chef terá cinco horas e 35 minutos para preparar suas receitas ao vivo para avaliação.

O júri, presidido pelo chef Alex Atala, contará com mais oito nomes, além do chef convidado, o norueguês Geir Skeie, vencedor do Bocuse D’Or 2009. São eles: Tsuyoshi Murakami (chef do Kinoshita, em São Paulo); Jefferson Rueda (Attimo e Casa do Porco, São Paulo); Didier Labbé (chef executivo do Grupo Troisgros, Rio de Janeiro); Pascal Jolly (Chez L’Ami Martin, Rio de Janeiro); Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro), André Soares (Primrose, Gramado), Paolo Lavezzini (Fasano Al Mare, Rio de Janeiro) e Emmanuel Bassoleil (Skye, São Paulo).

O Brasil já participou nove vezes da final do concurso, desde sua criação, nos anos de 1989, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2007, 2009, 2013. Desta vez, o país terá uma oportunidade excepcional para valorizar sua herança culinária, reforçar a crescente reputação de sua cozinha e mostrar a qualidade de seus talentos gastronômicos, técnica e criatividade.

COPA DO MUNDO DA PÂTISSERIE

Os doces também terão lugar de destaque no Sirha Rio. A seletiva brasileira da Copa do Mundo da Pâtisserie - evento de referência na arte da pâtisserie no mundo inteiro - será no dia 14 de outubro. O chef pâtissier Philippe Brye é o presidente da etapa brasileira da Coupe du Monde de la Pâtisserie e Flavia Quaresma é a presidente de honra. Os dois selecionaram os chefs finalistas. O concurso contará com a presença ilustre de Gabriel Paillasson, presidente fundador da CMP. O júri é composto por seis nomes importantes da alta confeitaria brasileira: Dominique Guérin, Fabrice Lenud, Flavio Frederico, Ramiro Bertassin, Renata Arassiro e Arnor Porto.

Quatro candidatos – dois concorrendo na categoria açúcar e dois na categoria chocolate – terão seis horas para executar suas obras, através da criação de doces que exigem técnica e precisão. Para a categoria açúcar, serão duas tortas geladas de frutas, duas tortas de chocolate e uma peça artística em açúcar. Já os candidatos da categoria chocolate deverão preparar duas tortas geladas de frutas, oito sobremesas empratadas com chocolate e uma peça artística em chocolate.

A seleção nacional é a primeira etapa da final da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2017, em Lyon. Antes, a equipe vencedora – formada por um chef pâtissier de cada categoria, açúcar e chocolate - deverá defender seu lugar na Copa Maya, seleção América Latina, no México, que acontecerá em 2016.

WORLD CUISINE SUMMIT CONFERENCE

O Sirha tem entre seus principais objetivos lançar e analisar tendências. Original e ambicioso, o World Cuisine Summit é um verdadeiro laboratório de investigação para as tendências de serviços de alimentação e gastronomia, lançado na edição de 2013 de Lyon.

Orquestrada por Frédéric Loeb, presidente do escritório de consultoria em tendências Loeb Innovation e membro do Comitê de Inovação do Institut Paul Bocuse, a conferência busca decifrar e discutir o futuro do mercado de gastronomia no mundo e no Brasil. A apresentação será endossada por estudos que Loeb fez sobre tendências gastronômicas que deverão surgir até 2019. Depois de revelar seus estudos, ele debaterá com líderes de opinião e com público, sobre as implicações dessas tendências no nosso país.

Alguns dos temas que serão debatidos são a enorme transformação da indústria de alimentação em um mundo em plena mutação; como promover um crescimento responsável e permanente do setor, da produção à transformação, da distribuição à consumação; e como imaginar e promover soluções para um futuro melhor na indústria da alimentação.

PRAZERES DA MESA TRAZ SEU CONSAGRADO "MESA SHOW"

O maior evento de enogastronomia do país, O Mesa ao Vivo, criado há doze anos pela revista Prazeres da Mesa e estruturado como um “reality show editorial”, faz parte da programação do Sirha Rio.

O público — constituído de estudantes de gastronomia, chefs de cozinha, sommeliers, micros, pequenos e grandes empresários de produtos gastronômicos e donos de bares e restaurantes — vai atuar na confecção de um número da revista Prazeres da Mesa, participando de aulas e degustações que serão os temas da edição.

Os participantes assistirão produtoras, repórteres e fotógrafos da equipe da revista em ação, trabalhando a partir de uma redação montada no local. Os expositores, pequenos produtores e apoiadores terão seu trabalho e produtos retratados na revista.

A programação do Mesa Show inclui cinco aulas no dia 14 de outubro com Chefs consagrados locais e de outras partes do Brasil; degustação de vinhos e jantar magno assinado pelos Chefs convidados em um restaurante da cidade.

ÁREA DE PRODUTOS LOCAIS BRASILEIROS

O Sebrae, patrocinador do evento, criou uma área especial para destacar a riqueza dos pequenos produtores brasileiros. Uma oportunidade única para descobrir produtos raros e exclusivos de diferentes regiões do país. O Sebrae selecionou 19 expositores e busca aumentar a conscientização da importância dos alimentos orgânicos e sustentáveis, tema em alta no mundo inteiro.

CONFERÊNCIAS SEBRAE E SINDRIO

Sebrae e SindRio trarão inovações e soluções de negócios para os profissionais dos setores de alimentação: restaurantes, bares, cafés...

EXPOSITORES

O evento contará com cerca de cem expositores e marcas nacionais e internacionais, incluindo produtos aos quais os visitantes terão seu primeiro contato: empresas estrangeiras recém-chegadas ao Brasil e produtores de áreas remotas do país.

· Ajinomoto

· Arcofoods

· Borner - Germany

· Chef Estrela

· Delfina Food Truck

· Fagga Eventos

· Franke Coffee Systems

· Hotel Plus Restaurant

· O Rei Da Cutelaria

· Origin

· Qualifest

· Qualis - Brasil

· Saint James Industrial

· Solarius

· Victorinox

· Vista Alegre

· Zamboni

· Zwilling



REDE SIRHA NO MUNDO

SIRHA exporta seu know-how e instala sua marca em vários lugares do mundo através da rede mundial de gastronomia e hotelaria. Até agora, SIRHA e seus eventos exclusivos se instalaram em Genebra e Istambul. Projetos estão a caminho do Brasil, da Hungria, e Cidade do México