Sirha 2015 no RJ

08/09/2014 | Fonte: Revista Gosto

Clique para ler a notícia direto da fonte

O maior encontro dos grandes chefs, da indústria de gastronomia e de hotelaria acontecerá pela primeira vez na América Latina. E o Brasil foi o país escolhido para sediar essa saborosa copa do mundo. Entre 14 e 16 de outubro de 2015 o evento Sirha, criado há mais de 30 anos na França, reunirá no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, a nata da gastronomia internacional em competições que trarão as principais tendências do setor.

O anúncio foi feito na última terça-feira, 3 de setembro, em um brunch para a imprensa na residência do cônsul da França, Brice Roquefeuil, na capital fluminense. Dedicado a levar soluções e inspiração aos profissionais que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação, o Sirha nasceu na cidade francesa de Lyon, em 1983. Genebra, na Suíça, Moscou, na Rússia, e Istambul, na Turquia, também já receberam o encontro.

Escolhemos o Rio pelo dinamismo, por ter muitos chefs importantes e novos conceitos em gastronomia, disse Marie Odile Fondeur, diretora geral da Sirha. Por aqui, a presidência do evento ficará por conta de Claude Troisgros, chef francês radicado no Rio de Janeiro. Recebi uma carta com o convite para presidir o Sirha Rio. Fiquei emocionado. Porque é um marco da gastronomia na cidade que escolhi viver. É uma conquista que vem de um trabalho de 35 anos, disse Troisgros à Revista GOSTO. 

A organização será da Fagga GL Events Exhibitions. O Sirha é reflexo de um processo interno no país no qual a alta gastronomia se expandiu e ganhou reconhecimento mundial, afirmou Artur Repsold, presidente da empresa. Temos uma gastronomia rica, interessante. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, houve uma sofisticação da sociedade brasileira que passou a conhecer mais o assunto e a exigir serviços melhores.

No Sirha Rio ocorrerá as seletivas de prestigiosos concursos. Um deles é o Bocuse d`Or, fundado em 1987 pelo mítico chef francês Paul Bocuse. Mais que uma mera competição culinária, é um show de jovens talentos vindos do mundo todo. O vencedor estará a um passo da final, prevista para janeiro de 2017, durante o Sirha Lyon, na França. Haverá, ainda, a Coupe du Monde de la Patisserie, reunindo profissionais da confeitaria, e o Festival Omnivore, com oficinas culinárias.

Será também apresentada uma área de pequenos produtores brasileiros com peculiaridade regionais, além do Sirha World Cuisine Summit. São esperados mais de cem expositores. e cerca de 10 mil profissionais.