Rio de Janeiro é a capital mundial da gastronomia

09/10/2015 | Fonte: Monitor Mercantil - GASTRONOMIA

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

O mega evento internacional de Alta Gastronomia & da Hotelaria Estrelada SIRHA RIO, tem como Presidente o consagrado Chef Claude Troisgros, e se realizará entre 14 e 16 de outubro, no Centro de Convenções Sul América. Participam chefs consagrados do mundo, em programação que inclui dois concursos para selecionar os chefs brasileiros disputando os prêmios "Bocuse D`Or" e "La Coupe du

Monde de La Pâtisserie".

O Concurso "Coupe du Monde de la Pâtisserie" (CMP), se realizará no dia 14, tendo como Presidente Chef Philippe Brye, francês, formado em confeitaria em Paris, foi chef confeiteiro na Casa Fauchon, na França e no hotel Le Méridien Copacabana, entre tantas outras atuações de destaque. Brye conquistou medalhas de ouro em concursos de Pâtissier, em Nova York e Paris.

A Presidente do Júri, da Copa Mundial de Confeitaria é a premiadíssima Flavia Quaresma, formada em Paris, expert em criações artísticas unindo especialidades da culinária francesa com os temperos, sabores e cores do Brasil. Uma presença das mais ilustres neste concurso é a de Gabriel Pallasson, que presidiu a fundação na primeira edição em 1989. É considerado um dos mais conceituados chefs pâtissiers da França e do mundo. Os quatro candidatos brasileiros, apresentarão duas receitas á base de açúcar e duas usando chocolate. São quatro os confeiteiros que disputarão o título, sendo dois apresentando receitas à base de açúcar: Chef Marcone Santos, do Clube Athlético Paulistano, e Chef Ataide de Souza do Hotel Hilton do Rio de Janeiro. Os outros dois, apresentando receitas de chocolate são Abner Ivan, formado na França e Bélgica e Emanuel Pinheiro, Sous-Chef so Sofitel Copacabana.

O Presidente de Honra do concurso "Bocuse D`Or é Jérôme Bocuse, filho de Paur Bocuse. As apresentações de receitas do selecionado brasileiro serão nos dias 15 e 16/10 com quatro chefs em cada data, disputando uma vaga para representar o país na eliminatória da América Latina, a se realizar no México em 2016 de onde três chefs finalistas seguem para disputar a fase final mundial, em Lyon, na França em 2017. Entre os oito concorrentes, representam o Rio de Janeiro dois candidatos: Camilo Portugal, chef do recém-inaugurado Panamera Bistrô, no Hotel Novo Mundo, e Willians Halles, do Sofitel Caesar Park.

Concorrem também ao mais prestigiado concurso do mundo Bocuse D`Or os Chefs: Alex Sotero (São Paulo), Bruno Rappel; (Brasília), Camilo Portugal (Rio de Janeiro), Gabriel Daniel (São Paulo), Gopvanna Grossi (Maceió), Gustavo Maragna (Brasília). Willians Halles (Rio de Janeiro) e Luiz Filipe de Azevedo (São Paulo). O Juri será presidido por Alex Atala (Chef dos restaurantes DOM e Dalva & Dito).