O lendário chef Paul Bocuse completa 90 anos

11/02/2016 | Fonte: Revista Menu

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Nesta quinta (11), o lendário chef francês Paul Bocuse completa 90 anos e, como era de se esperar, a comemoração foi em grande estilo, com direito a bolo de aniversário em seu restaurante L’Auberge du Pont de Collonges, em Lyon, na França. Bocuse recebeu ainda do governo local uma medalha de ouro Ville de Lyon, até então concedida apenas a chefes de estado, e uma estátua em sua homenagem.

O lendário chef também recebeu homenagens pelas redes sociais, como a do chef Thomas Keller, do restaurante Per Se, de Nova York: “‘É nosso dever de dar sentido à vida das gerações futuras, compartilhando nosso conhecimento e experiência” Obrigado Paul Bocuse por compartilhar o seu. Somos eternamente gratos”. E a de Daniel Boulud, do restaurante Daniel, também de Nova York: “Você é um ícone e uma inspiração para todas as gerações de chefs ao redor do mundo”.

Considerado um dos precursores da nouvelle cuisine, movimento iniciado na França na década de 1970 que revolucionou a gastronomia mundial, Bocuse foi considerado o chef do século 20 ao ostentar por mais de meio século as tão cultuadas três estrelas Michelin – o topo das paradas para qualquer restaurante.

Entre outros feitos do chef está a criação do Institut Paul Bocuse, em 1990, que é uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo. E do Sirha, uma das feiras de hotelaria e gastronomia mais importantes do mundo, que acontece a cada dois anos em Lyon.

Com a saúde debilitada devido ao mal de Parkinson, Bocuse não está tão à frente dos negócios como antes. Mas, vez ou outra, é possível vê-lo circulando pelo salão de seu restaurante. E segue inspirando uma legião de cozinheiros. “Aprendi com o meu pai a ter disciplina e a trabalhar com responsabilidade. Ele sempre me ensinou que, na cozinha, o ingrediente é elemento fundamental”, diz o chef Jérôme Bocuse, que atualmente comanda um dos negócios da família, o Les Chefs de France, pavilhão dedicado à cozinha francesa instalado na Disney, em Orlando, na Flórida (EUA).