Riquezas são diferenças

11/02/2016 | Fonte: O Globo - Bairros

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Transexuais podem estar entre os voluntários que vão se apresentar nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos. Coordenadores das cerimônias visitaram o projeto Damas, da prefeitura, que insere trangêneros no mercado. Cerca de 30 nomes se inscreveram e vão participar das audições para seleção de elenco, que voltam a ocorrer dia 25 deste mês.

TEMPEROS BRASILEIROS

A jovem chef Giovanna Grossi, vencedora da etapa brasileira do Bocuse D’ Or, participa, no México, da fase continental do concurso. E foi treinada simplesmente por Laurent Suaudeau. Os brasileiros Abner Ivan e Marcone Calazans também disputam, ali, nova etapa da Coupe du Monde de la Pâtisserie. Ambos os torneios integram oSirha, megaevento mundial de gastronomia e hotelaria.

DEMANDA ASCENDENTE

Cresceu a procura por patrocínio a projetos culturais na Oi. O edital da empresa recebeu 2.520 projetos, e o número aponta para um crescimento de 20% em relação a 2015. Só no Rio, foram 1.300 inscritos. A divulgação dos laureados acontece até abril.

A NOTÍCIA E SEUS BASTIDORES

A charge aqui, de Chico Caruso, foi publicada, em 1983, no “Jornal do Brasil” (onde o mestre atuou de 1978 a 1984). Nela, o então ministro da Secretaria de Planejamento Delfim Neto brinda diante de um flagelado. O desenho foi inspirado em duas notícias da época: o jantar do qual Delfim participara em Paris e o fato de a fome levar nordestinos a comerem lagartos. A peça está no livro “Jornal do Brasil, história e memória — Os bastidores das edições mais marcantes de um veículo inesquecível” (Record), que a querida jornalista Belisa Ribeiro lança, terça, na Argumento. Todo mundo lá.

ACORDO BILATERAL

Reconhecido pelos transplantes ali realizados, o Hospital Silvestre, no Cosme Velho, assinou convênios de intercâmbio com três universidades estrangeiras: Nebraska (EUA), Oslo (Noruega) e Santiago (Chile). O Silvestre fechou 2015 com simplesmente 104 transplantes feitos — um recorde para o estado e uma marca alcançada por poucas instituições mundo afora.

É COISA NOSSA

Quem vem ao Brasil em maio é Maurício Torres Assumpção, jornalista radicado há anos na Europa. Autor de “A História do Brasil nas ruas de Paris”, finalista do Jabuti, dará palestras nas sedes da Aliança Francesa em dez capitais do país.

NO MAIS...

Agora não tem jeito: o ano começa de fato. E vamos que vamos!

MERGULHO RÁPIDO:

Vinte crianças, de 5 a 10 anos, do Santa Marta, participam, segunda, no Alesandro e Frederico de Ipanema, da primeira edição da oficina de pizzas para minichefs.

A Geneal terá bicicletas com suas comidinhas, além das tradicionais carrocinhas, no 3º Rio Open de Tênis, que acontece do dia 15 ao dia 21, no Jockey Club, na Gávea.

A artista visual Ana Andreiolo abre a mostra “Olhar cósmico”, com suas pinturas, terça, a partir das 18h, na Templo Galeria, também na Gávea. Vai perder?