Sirha: as novidades do maior evento de gastronomia mundial

24/05/2016 | Fonte: Além da Taça

A segunda edição do Sirha Rio traz novidades. O evento, um dos maiores da gastronomia mundial que além de produtores da área reúne os concursos Coupe du Monde de la Pâtisserie e o Bocuse d’Or, vai dos dias 4 a 6 de outubro, no RioCentro. A área foi escolhida por ser maior, espera-se para este ano 270 expositores nacionais e internacionais e um público de 12 mil pessoas.

“Vamos mostrar que o Brasil não é só futebol, tem gastronomia e confeitaria boa também”, elogia Andrews Valentin, que faz parte do Comitê Bocuse d’Or Brasil.

As inscrições para quem quiser participar dos concursos gastronômicos devem começar na primeira quinzena de junho. Ganhar o concurso significa representar o Brasil no Sirha México, que reúne toda a América Latina, e vencendo lá, competir em Lyon, berço do Sirha.

“Os chefs Abner Ivan e Marcone Calazans, que ganharam ano passado o Coupe du Monde de la Pâtisserie, já estão treinando para concorrer em Lyon. Eles nem subiram ao pódio no México porque o trabalho deles era tão realista e vivo que receberam passaporte direto para Lyon. Agora, precisam de patrocínio para treinar e comprar o material necessário”, diz a chef Flávia Quaresma, presidente da Coupe du Monde de la Pâtisserie.

Entre as novidades também está uma etapa de seleção nacional, na qual o chef Thomas Troigros, ao lado dos chefs Laurent Suaudeau e Normand Laprise, avaliará jovens talentos de todo o Brasil.

“Faremos uma seleção dos meninos de cada região do Brasil para ter um time forte para ir para o México”, afirma Thomas Troigros.