Olimpíada à mesa

17/08/2016 | Fonte: O Globo - Blogs /Online

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Até 21 de agosto, cozinheiros e confeiteiros de todo o Brasil podem inscrever suas receitas nas etapas do Bocuse d’Or e da Coupe du Monde de la Pâtisserie, duas das maiores competições mundiais no setor. A disputa faz parte do Sirha Rio, feira de gastronomia, hotelaria e foodservice, que acontecerá de 4 a 6 de outubro, no Riocentro.

Como explica o chef Thomas Troisgros, presidente executivo do Bocuse, a grande novidade deste ano é a seletiva regional, contemplando candidatos de todas as regiões do país, com pelo menos um competidor de cada. Serão oito selecionados para cada um dos concursos.

“Com um país do tamanho do Brasil, nada mais justo que sejam dadas oportunidades para chefs de todo o território. Queremos movimentar essa nova geração de chefs, temos muita riqueza para ser explorada”, comenta Troisgros.

Para o Bocuse, o regulamento pede a criação de um prato com pernil de cordeiro e três acompanhamentos. Os cozinheiros selecionados deverão executar esta receita durante a prova, diante de um júri composto por nomes como o chef franco-canadense Normand Laprise.

Já a Coupe du Monde de La Pâtisserie tem como presidentes o chef francês Philippe Brye e a chef Flávia Quaresma, que esperam neste ano ainda mais inovações e criatividade entre sobremesas e esculturas de chocolate e açúcar.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.sirha-rio.com.