Cachaças do Rio participam da 2a Edição do Sirha no Brasil

01/10/2016 | Fonte: Portal Fator Brasil /Online

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Cachaças do Rio participam da 2a Edição do Sirha no Brasil

Marcas de pequenos produtores do destilado representam a produção do Estado na maior feira internacional de gastronomia.

Entre os dias 4 e 6 de outubro acontece a 2a edição do Sirha Rio, a versão nacional do Sirha Lyon, maior feira de gastronomia, food service e hotelaria do mundo. Sediado na cidade do Rio de Janeiro, no Rio Centro, o evento reunirá grandes chefs e o que há de mais novo na indústria de gastronomia. Pequenos produtores de cachaça do estado do Rio de Janeiro participarão do evento através do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que terá espaço dedicado a diversidade e riqueza de sabores nacionais.

O estande do Sebrae, ou Espaço Terroir, esse ano aborda a importância da conscientização dos alimentos orgânicos e sustentáveis e, além da exposição dos pequenos produtores, sucesso de público na edição passada, haverá uma nova área dedicada a palestras e degustações. A previsão é que a feira receba 270 expositores e marcas e um público de 12 mil pessoas, segundo as empresas GL Events e Fagga, responsáveis pela produção.

Entre os expositores do Espaço Terroir, que irão apresentar produtos raros e exclusivos, ainda não distribuídos pelo grande mercado, estarão 75 pequenos produtores de 27 estados e do Distrito Federal. A seleção foi feita de acordo com posse de atestados de qualidade: produtos orgânicos, certificados, especiais, IG (identificação geográfica), entre outros, que garantem ao consumidor o comprometimento com práticas sustentáveis.

Entre os produtos fluminenses estarão saladas prontas do Centro Sul, cafés especiais da região Serrana, água mineral do Noroeste, fruto da palmeira Jussara do Médio Paraíba, vieiras da Costa Verde, molhos diferenciados orgânicos processados e laticínios.

A cachaça, bebida genuinamente brasileira, também considerada Patrimômico Histórico Cultural do Estado do RJ, será representada por 9 produtores integrantes da marca Cachaças do Rio, além de exemplares da região Noroeste e da Costa Verde, com indicação geográfica (IG). Entre as Cachaças do Rio, que reúne os destilados certificados que fazem parte do Associação de Produtores de Cachaça do Rio de Janeiro (APACERJ) estarão: Cachaça Engenho D´Ouro, Cachaça Coqueiro, Cachaça Werneck, Cachaça da Quinta, Cachaça Magnífica, Cachaça Soledade, Cachaça Barra Velha, Cachaça Tellura e Cachaça Alambique Duvale.

O Rio de Janeiro vem se firmando como um polo produtor de cachaças de excelência, e já é o segundo estado exportador do destilado, ficando atrás apenas de São Paulo e Pernambuco. Os números porém, ainda podem crescer. Apesar do grande potencial para exportação, a cachaça ainda é pouco disseminada internacionalmente, sendo com frequência associada à caipirinha, quando normalmente é utilizada em suas versões menos nobres.

Segundo Eli Werneck, vice-presidente da APACERJ e proprietário da Cachaça Werneck, o destilado ainda é quase desconhecido no resto do mundo e está muito atrás de destilados famosos como uísque, vodka, conhaque, rum e tequila. A maioria identifica a cachaça como um produto não especial, existindo assim a possibilidade de apresentar sua versão de alta qualidade a um nicho de mercado internacional mais específico, que provavelmente terá interesse.

O empresário menciona a importância da participação de pequenos produtores no Sirha, que por ainda não poderem investir individualmente em prospecção de mercado, veem as feiras e rodadas de negócios como boas oportunidades para crescimento da visibilidade. Além de incentivar a promoção das marcas, o Sebrae busca incentivar o consumo consciente, que dá preferência a produtos não agridem o meio ambiente e que valorize as relações sociais de trabalho, conceitos que são colocados em prática por todos os produtores que possuem certificação.

Cachaça Werneck — Produzida há 6 anos em Rio das Flores, interior do Rio de Janeiro, a Cachaça Werneck faz parte do grupo Cachaças do Rio que são bebidas certificadas, premiadas e do projeto de exportação produzidas no Estado do Rio de Janeiro, além de pertencerem à APACERJ, Associação de Produtores de Cachaça do Rio de Janeiro.

Com menos de três anos no mercado, em 2012, a Cachaça Werneck recebeu certificação do Inmetro, que significa uma garantia de alta qualidade e o reconhecimento em cerca de 80 países. Desde então coleciona premiações; três de suas cachaças receberam medalha no Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados, organizado pelo Concurso Mundial de Bruxelas. Em setembro desse ano a versão Tradicional ganhou medalha de prata no Concurso Mundial, a Werneck Prata, versão mais envelhecida, ganhou a medalha de ouro em 2013, e a Safira Régia, Cachaça Edição Premium, ganhou medalha de prata também no mesmo concurso, na edição de 2015.

Segunda edição do Sirha Rio, de 4 a 6 de outubro de 2016, das 11h às 20h, no Riocentro, Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).