Produtos brasileiros de alta qualidade são destaques no Sirha Rio

30/09/2016 | Fonte: Agência Sebrae de Notícias /Online

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Os cogumelos orgânicos do Distrito Federal, a bottarga gold inteira, de Santa Catarina, e o vinagre de mel de Alagoas. Esses são apenas alguns dos mais de 70 produtos de todo o país que estarão expostos no Espaço Terroir, organizado pelo Sebrae na segunda edição do SirhaRio, que começa no próximo dia 4, no Riocentro. A seleção dos artigos regionais seguiu critérios de qualidade e valorização da cultura local, como Indicação Geográfica (IG), certificação, produção orgânica e gourmet.

Feira realizada em diversas partes do mundo, o Sirha reúne a cadeia de foodservice e hotelaria, concentrando em um só lugar grandes nomes da cozinha nacional e internacional. Apresenta novidades do setor, além de promover concursos gastronômicos com reconhecimento mundial, como os Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie, da alta gastronomia e confeitaria, respectivamente.

Além do Espaço Terroir, que contará com visitas guiadas para o público do evento, o Sebrae terá ainda o Espaço de Conhecimento, com palestras de harmonização entre os produtos apresentados na feira, como cervejas artesanais e queijo canastra; cachaça e suíno; e espumante com pirarucu. Também estão previstas palestras sobre oportunidades para produtos diferenciados, cardápios diferenciados, e design. Outros destaques da programação são dois painéis: Sustentabilidade à Mesa e o Food Experience. Para apresentar cafés especiais das principais regiões produtoras, o Sebrae montou também uma cafeteria onde uma barista vai apresentar métodos de preparo da bebida aos visitantes, que também poderão degustar os cafés de origem.

O Sebrae vai oferecer na noite de abertura um jantar no Centro Sebrae de Artesanato (CRAB) para cerca de 100 convidados, comandado pelo renomado chef francês Roland Villard. “Queremos que esses grandes chefs, nacionais e internacionais, levem para seus restaurantes não só o que há de melhor na gastronomia brasileira, mas também do nosso artesanato, que é tão rico e diferenciado”, reforça o gerente de Agronegócios do Sebrae, Augusto Togni.

No último dia de evento, o Sebrae no Rio de Janeiro, em parceria com a Unisuam, realizará a I Virada da Inovação – Gastronomia Inclusiva. Vinte ideias de negócios do segmento de Alimentação Fora do Lar, previamente selecionadas nas categorias redução de desperdício/resíduos, impacto social e novas tecnologias participarão de oficinas, mentorias e consultorias. Ao final, serão anunciadas as três melhores ideias avaliadas por uma banca examinadora, composta pelas chefs Bianca Barbosa (Aconchego Carioca) e Mônica Rangel (restaurante Gosto com Gosto), entre outros.

Programação do Espaço do Conhecimento:

4/10 – Terça-feira

13h às 14h - Momento “Valorização e reconhecimento do Terroir”. Com a participação dos Empresários do Espaço Terroir e Imprensa.

14h30 às 16h - Harmonizando: Cervejas Artesanais com Queijo Canastra, com Ronaldo Morado e Guilherme Capim.

16h às 17h50 - Harmonizando: Cachaça com Suíno, com Raquel Novais e Kátia do Espírito Santo.

18h às 18h45 – Oportunidades para produtos diferenciados: O caso Canadense, com Armínio Calonga Júnior e Business Development-CCBC.

5/10 – Quarta-feira

13h às 13h45 – Pequenos Circuitos e Cardápios Sustentáveis, com Louise Nogueira, da Unidade de Alimentos e Bebidas – Sebrae/RJ.

13h45 às 14h30 – Harmonização: Café com produtos do Terroir Sebrae, com Paula Dulgheroff.

14h30 às 16h – Sustentabilidade à Mesa: aproximando produtores e consumidores, com Georges Schnyder (Movimento Slow Food), Anita Santoro (Quitanda Natural) e Ana Carolina Rodrigues (Sebrae Orgânicos) e Teresa Corção (Ecochef – Instituto Maniva).

16h às 17h30 – Harmonizando: Espumante com Pirarucu, com Arlete Cristina De Cesaro e Humberto Tessari.

18h às 19h30 – Palestra de Design, com Renata Cabral.

6/10 – Quinta-feira

11h às 15h – Banca Final da Virada da Inovação - Apresentação e Premiação

15h30 às 17h – Food Experience – A Experiência como diferencial competitivo

Rotas Gastronômicas: Vinho, Cerveja, Café e Cachaça. Graziele Pereira Vilela

Food Experience - Você está entregando o que o cliente quer? Com André Spinola, do Sebrae Nacional. Caso de Sucesso: Restaurante (RJ)

Serviço:

Sirha Rio
De 4 a 6 de outubro de 2016
Das 11h às 20h.
Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca/RJ).

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9117/9118
imprensa@sebrae.com.br