SIRHA RIO - Vinhos de Provence apresenta rosés como tendência de mercado

04/10/2016 | Fonte: Hotel News /Online

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Participando pela primeira vez da Sirha Rio, os Vinhos de Provence trazem para o capital fluminense 15 diferentes rótulos de três denominações: Côtes de Provence, AOP Coteaux d’Aix-em-Provence e AOP Coteaux Varois-em-Provence. Raphael Allemand, da EOC International, que representa as vinícolas francesas, explicou que o rosé vem aparecendo como uma tendência mundial, embora aqui no Brasil ainda represente apenas 3% do mercado de vinhos.

O executivo ainda destacou algumas características do produto. “Os rosés de Provence têm cor pálida facilmente identificável; um nariz sutil, elegante e delicado; e é frutado, aromático e fresco na boca. É um vinho coringa, harmoniza muito bem com diferentes pratos”, descreveu. Por estas características e também por sua leveza, o produto pode abrir portas para um ticket médio maior dentro dos restaurantes, colocou ele, além de combinarem muito bem com o clima tropical brasileiro.

“Os Vinhos de Provence, por meio de um incentivo do CIVP (Conselho Interprofissional dos Vinhos de Provence), começaram a atuar no Brasil em 2006. Ainda hoje há alguma resistência do mercado, mas os rosés estão cada vez mais forte, estão pegando”, disse ele. A qualidade das rótulos produzidos na região francesa se dá, entre outros fatores, por sua especialidade: 88% da produção de Provence é de rosés, e há ali um centro de pesquisas focado somente nesta variedade de vinhos. “É um vinho coringa para se ter em sua carta, oferecer ao cliente como novidade”, finalizou.