Vinhos da Provence ganham harmonização no Sirha Rio

04/10/2016 | Fonte: O Globo - Blogs /Online

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Começou hoje a segunda edição do Sirha Rio, maior evento de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo, no RioCentro. Como a feira cresceu de tamanho, com mais de 100 expositores e marcas, a minha dica é de um pit stop no lounge dos vinhos da Provence, que oferecem degustação de alguns rótulos bacanas.

O passeio pela charmosa região francesa traz 15 diferentes vinhos rosés de três denominações: Côtes de Provence, AOP Coteaud d’Aix-en- Provence, AOP Coteaux Varois-en- Provence.

“Já faz alguns anos que trabalhamos para posicionar os Vinhos de Provence no Brasil como um vinho descontraído, que se bebe em todas as ocasiões, priorizando a qualidade dos vinhos e seus bons preços", afirma Eric Dufavet, diretor do Conselho Interprofissional dos Vinhos de Provence (CIVP).

Quem passar por lá, ainda poderá tirar dúvidas com os representantes de cada região. Perfeito para o clima brasileiro, o rosé da Provence se consome fresco e acompanha bem qualquer refeição, da carne vermelha aos frutos do mar, da salada ao petisco, da cozinha regional aos pratos mais sofisticados.

De acordo com dados da Alfândega, em 2013, as vendas dos rosés de Provence no Brasil aumentaram 170% em volume e 153% em valores. Em 2014, enquanto o país vivia uma crise econômica, as vendas registravam um aumento de 25% em volume e 30% em valor. Em 2015, indo contra a corrente de um mercado deprimido, quando as importações de vinho caíram 11%, os rosés de Provence mantiveram seu crescimento com um surpreendente aumento de 24% em valores.

Sirha Rio: de 4 a 6 de outubro

Riocentro: Pavilhão 4.