SIRHA RIO 2016 - 3º dia do evento Internacional para Profissionais de Food Service

07/10/2016 | Fonte: Guia do Profissional de Hotelaria & Restaurantes - GPHR /Online

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

O torneio “Talentos do Gelato” teve como principal objetivo promover a atividade de sorveteiro e incentivar criações com elementos brasileiros. Sob a tutela do mestre gelatiere Frederico Samora, quatro duplas de participantes realizaram suas criações em três formatos: torta gelada, cuba decorada e sobremesa empratada individual com gelato. Isabella Brendler, de Santo André, e Letícia Orenga, de São Bernardo do Campo, foram a dupla vencedora do torneio, com o sabor Irish Coffee.

O júri responsável por avaliar os candidatos foi composto pela jornalista Cintia Oliveira (Revista Menu), e os chefs Carlos Ballota, Marcia Garbin, Rogério Shimura, Flavia Quaresma e Angelo Parrela.

O público brasileiro teve acesso em primeira mão a uma pesquisa com as principais tendências do mundo da gastronomia para os próximos anos. O levantamento foi feito pela instituição francesa Food Service Vision, líder em pesquisa e consultoria “fora de domicílio” na França. Inicialmente previsto para ser divulgado durante o Sirha Lyon em 2017, o conteúdo exclusivo foi revelado aqui, com apresentação do consultor francês Emmanuel Argoud, um dos responsáveis pelo estudo, e mediação do chef Guga Rocha. Na pesquisa, os territórios de inovação são divididos em três grandes temas: o prazer, a praticidade e o bem-estar. “São tendências gerais para o mercado mundial, e cada país vai traduzir as suas próprias necessidades”, afirmou Argoud.

O Seminário Senac de gastronomia que aconteceu durante o 3º dia do Sirha Rio teve um papo entre o Presidente da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Anna Beatriz Waehneldt, Diretora de educação profissional do SENAC.

A Programação foi a seguinte:

Gastronomia como produto turistico X Alta gastronomia como atração para hotéis com o palestrante Chef paolo Lavezzini do Restaurante Fasano Al Mare e mediador o Chef Graco Terceiro do Sindicato das Empresas de hospedagem e alimentação de João Pessoa.

O ponto de equilíbrio em A&B com o palestrante Chef Jorge da Hora, professor do Centro Universitário Senas-SP e mediador o Chef Edson Puiati do Centro Universitário UNA.

A valorização das culinárias regionais como patrimônio cultural e fator de desenvolvimento sustentável com o palestrante Chef Pablo Ferreyra do Restaurante Térèze e mediador Chef Eduardo Avelar do Expedição Sabores de Minas.

Relação de custo A&B na hotelaria X A boa cozinha saudável faz a diferença do hotel com o palestrante Chef Onildo Rocha do Restaurante Roccia Cozinha Contemporânea e mediador Alexandre Sampaio, presidente da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

A sedução da boa mesa com palestrante Philippe Brye chef de confeitaria do Sofitel Copacabana RJ e mediador Pedro Lamare do SindRio - Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do RJ.

Patrocinadores

O Sebrae, a CNC, o Senac Nacional e o Zona Sul são os patrocinadores máster do Sirha Rio.

A Chef Estrela, a Intelikit e a Tramontina são patrocinadores máster do Bocuse d’Or e da Coupe du Monde de la Pâtisserie; e patrocinadores silver do Talentos do Gelato.

A Ajinomoto e Quirós são patrocinadores silver do Bocuse d’Or.

A Carpigiani e a Pregel são patrocinadores máster do Talentos do Gelato.

O Vins de Provence, a Vista Alegre e a Ingecold são apoiadores dos três concursos.

A Nestlé apoia o Bocuse d’Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie. O Zona Sul também é patrocinador máster do Bocuse d’Or.

A São Lourenço é a água oficial. A Brahma é a cerveja oficial, a Sueth é o catering oficial e o Grand Mercure Riocentro é o hotel oficial. A Estácio de Sá é a faculdade oficial do evento.