Chefs discutem a Sirha São Paulo

04/05/2017 | Fonte: Hotel News

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Na manhã da última quarta-feira, 3, o Sirha São Paulo reuniu convidados no restaurante Figueira Rubaiyat, na capital paulista. Na ocasião, foi anunciada a data da próxima edição da feira: 14 a 16 de março de 2018, e os chefs Claude Troisgros e Laurent Suaudeau comentaram sobre o evento. 

O diretor da Sirha São Paulo, o chef Claude Troisgros, contou que quando chegou ao Brasil, em 1979, era muito difícil encontrar profissionais no mercado e produtos  para elaborar uma cozinha francesa e que,  hoje em dia, temos praticamente tudo do melhor aqui. “Para mim é muito emocionante ver eventos como o Sihra acontecendo e valorizando o que a gente faz de melhor, que é cozinhar. O Sihra é um dos melhores eventos na gastronomia, food service e hotelaria no mundo”, diz.

Na edição deste ano da Sirha Lyon, o Brasil terminou em 15º lugar na final mundial do concurso Bocuse d´Or. “É extraordinário uma brasileira, a alagoana Giovana Grossi, ficar em 15º lugar numa competição difícil”, comemora.

O chef Laurent Suaudeau, que preside o concurso Bocuse d´Or, acredita que a vinda da feira para São Paulo é muito importante, já que a concentração das empresas deste setor é maior aqui. Além disso, a cidade é considerada uma das capitais mundiais da gastronomia.

“São Paulo é um grande centro de gastronomia na América Latina e investimentos hoteleiros de prestígio chegando por aqui demonstram o quanto a cidade acredita que devemos nivelar para cima. Temos que parar de nivelar para baixo”, ressalta.

Suaudeau afirma que o Bocuse d´Or é muito mais que um concurso. “Ele quer mostrar o quanto a nossa profissão tem um papel importante na evolução da sociedade como um todo e no processo cultural”, afirma. Além disso, para o chef, quem participa do concurso tem a possibilidade de ser contratado por um restaurante em qualquer lugar do mundo, como foi o caso de Giovana Grossi, que está trabalhando no Geranium, em Copenhague (Dinamarca).