As novidades da primeira edição do Sirha em São Paulo

17/01/2018 | Fonte: Prazeres da Mesa

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Tudo que você precisa saber sobre o Bocuse d’Or, a Coupe du Monde de la Pâtisserie, o Talentos do Gelato e as outras atrações da feira

Depois de duas edições no Rio de Janeiro, o Sirha, feira internacional para profissionais de foodservice e hotelaria, está de casa nova. Dessa vez, o evento acontecerá em São Paulo, no São Paulo Expo, nos dias 14, 15 e 16 de março. Com 250 expositores, a feira pretende receber mais de 15.000 pessoas ao longo dos três dias.

A mudança de cidade não é a única novidade do evento. Giovanna Grossi substituirá Laurent Suaudeau no comando da etapa brasileira do Bocuse d’Or, concurso gastronômico criado em 1987, que reúne a cada dois anos em Lyon, 24 jovens chefs dos cinco continentes para cozinhar ao vivo, em frente à plateia e aos jurados. A jovem chef foi à vencedora nacional e latino-americana das últimas edições do concurso.

Giovanna Grossi durante a etapa brasileira do Bocuse D’or

Os chefs Bel Coelho (Clandestino, SP), Geovane Carneiro (D.O.M, SP), Guga Rocha (The Gusta, RJ), Ivan Ralston (Tuju, SP), Onildo Rocha (Casa Roccia, PB) e Thomas Troisgros (Olympe, RJ) ajudarão Giovanna Grossi compondo o Comitê Bocuse d’Or Brasil. O francês Daniel Boulud (Daniel Boulud, EUA) será o presidente do time de jurados do concurso.

Nesta edição, quatro competidores terão 5 horas e 35 minutos para executar dois pratos, um salmão e um com porco mangalitsa.

Onildo Rocha, Guga Rocha, Bel Coelho, Flávia Quaresma e Thomas Troisgros


Coupe du Monde de la Pâtisserie e Talentos do Gelato

A etapa nacional da competição internacional de confeitaria também está com novo presidente, o chef Rafael Barros (Opera Ganache, SP). Ele contará com a ajuda de Philippe Brye (Sofitel, RJ), Flavia Quaresma (chef consultora), Ramiro Bertassin (BHotel, DF), Tati Benazzi (Arte e Detalhe, SP), Alexandre Augusto e Lu Neves (Lu Neves Ateliê de Doces e Bolos, SP).

O tema deste ano é “Floresta Encantada” e quatro competidores terão seis horas para realizar provas nas categorias açúcar ou chocolate.

A competição brasileira Talentos do Gelato terá sua segunda edição no Sirha São Paulo e contará com a coordenação do mestre sorveteiro Frederico Samora (docente da Carpigiani Gelato University Brasil). As quatro duplas finalistas terão de criar cubas decoradas, tortas geladas e finger foods salgados usando sorvete.

As inscrições para o Talentos do Gelato ainda estão abertas. O edital completo com todas as informações está disponível no site do Sirha. Os interessados deverão formar duplas e se inscrever até as 12h do dia 6 de fevereiro.

Outras atividades

Além dos concursos e dos expositores, a edição de 2018 do Sirha São Paulo também contará com outras atividades, caso do Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores; o Bar Sirha, um espaço inédito de palestras, demonstrações e degustações de café, vinho, cerveja e drinques; e o Terroir Brasileiro; onde 60 expositores de queijos especiais, vinhos e cafés e outros produtos nacionais apresentarão seus produtos.

Coupe du Monde de la Pâtisserie

Sirha São Paulo

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo, SP; sirha-saopaulo.com

Sirha São Paulo