SIRHA SÃO PAULO

09/02/2018 | Fonte: Cuecas na Cozinha

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

O Sirha (Salon international de la restauration, de l’hôtellerie et de l’alimentation) é o principal evento internacional para profissionais de gastronomia (foodservice) e hotelaria.

Antes de você continuar lendo a matéria com todas as informações do Sirha São Paulo , corre lá pra se inscrever no site . Profissionais e estudantes dos dois setores tem entrada gratuita.

A programação conta com palestras e workshops, degustações, inovação em maquinário e tecnologia, novos produtos, concursos internacionais e apresentação de tendências da gastronomia e hotelaria.

Serão 250 expositores e marcas, nacionais e internacionais e 15 mil visitantes estimados nos três dias de evento.

Sirha São Paulo

Concursos

Bocuse d’Or

Um dos maiores concursos de alta gastronomia do mundo, passa a ser presidido no Brasil por Giovanna Grossi (foto acima).

A jovem chef alagoana foi a vencedora brasileira e latino-americana das últimas edições e representou o Brasil na grande final mundial em 2017, em Lyon.

Giovana conta com a ajuda de grandes chefs brasileiros que compõe o Comitê Bocuse d’Or Brasil: Laurent Suaudeau, Bel Coelho, Geovane Carneiro, Andrews Valentim, Guga Rocha, Victor Vasconcelos, Ivan Ralston, Onildo Rocha e Thomas Troisgros.

Daniel Boulud, o chef francês à frente de um império de restaurantes e dono de diversas estrelas Michelin, será o presidente do júri.

Participam da prova seletiva brasileira quatro competidores: Danilo Nakamura, Luiz Filipe Souza, Marcelo Milani e Ricardo Dornelles.

Todos terão 5 horas e 35 minutos para executar dois pratos, um com peixe – o salmão – e um com porco mangalitsa, originário da Hungria.

O vencedor desta etapa participará da Seletiva das Américas 2018 do concurso em busca de uma vaga na final mundial.

Coupe du Monde de la Pâtisserie

O chef confeiteiro Rafael Barros é o novo presidente da competição no Brasil.

Para ajudá-lo escolheu um time de especialistas na arte da confeitaria para o comitê do concurso: Philippe Brye, Flavia Quaresma, Ramiro Bertassin, Tati Benazzi, Alexandre Augusto e Lu Neves.

Com o tema “Floresta Encantada”, quatro competidores brasileiros terão 6 horas para completar provas com foco em açúcar ou chocolate.

Letícia Cruz e Nina Piccini competem pela categoria chocolate.

Marcone Calazans e Sonia Takata competem pela categoria açúcar

O júri decidirá sobre os dois confeiteiros que passarão para a etapa continental, no México.

Talentos do Gelato

Coordenado pelo mestre sorveteiro Frederico Samora, esse é um concurso exclusivo da versão brasileira do Sirha.

Quatro duplas desenvolverão ao vivo três provas onde o gelato é o ingrediente principal.

Em pouco mais de 5 horas terão que preparar finger foods salgados, cubas e tortas de gelato decoradas.

Sirha São Paulo – Samba in the Box

Novidade dessa edição é o hotel modelo, Samba in the Box .

Concepção desenvolvida em parceria pela Samba Hotéis, Eurobras e Pokt Design + Arquitetura, o projeto levará ao público e aos possíveis investidores uma alternativa rápida e criativa para hospitalidade.

A ideia é utilizar contêineres, que vem ganhando cada vez mais espaço nas edificações residenciais e comerciais no Brasil e no mundo.

Definindo os espaços de circulação e permanência.

Agregando materiais de acabamento clássico, como madeiras e carpetes à novidade das paredes e forro de materiais não convencionais (o próprio contêiner).

Sirha São Paulo – Bar Sirha

Outra área inédita no evento, o Bar Sirha foca em bebidas, claro! E tem a curadoria da beer sommelière Carolina Oda.

Marcas nacionais e internacionais promoverão palestras, demonstrações e harmonizações relacionadas a café, vinho, cerveja e mixologia.

Sirha São Paulo – Palestras e Workshops

O Senac em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, apresentará o Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores – a hotelaria põe a mesa .

Profissionais da Gastronomia e Hotelaria vão apresentar e debater, durante os 3 dias de evento, soluções para incrementar e valorizar os serviços de alimentação em hotéis, bares e restaurantes.

Sirha São Paulo – Terroir Brasileiro

Espaço reservado para que pequenos produtores de diversos Estados do Brasil mostrem seus produtos aos chefs e compradores desse mercado.

Em parceria com o Sebrae Nacional, o evento traz este ano 60 expositores de todo o país.

Serão queijos, vinhos, cafés e outros produtos alimentícios que valorizam a regionalidade.

Sirha São Paulo – Expositores

Além de toda a programação destacada acima, o Sirha também conta com stands de marcas nacionais e internacionais.

Apresentando: Equipamentos de cozinha; Produtos para a panificação e pâtisserie; Produtos alimentícios; Bebidas; Artes da mesa, mobiliário e decoração; Produtos e equipamentos para hotéis; Tecnologias, higiene e serviços para hotelaria.

Serviço

Sirha São Paulo – 14, 15 e 16 de março, das 11h às 20h

Pavilhão 4 do São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Credenciamento no site (inscrições gratuitas).