Evento mundial de gastronomia chega ao Rio de Janeiro em 2015

04/09/2014 | Fonte: VIAJE AQUI

 

Clique para ler a notícia direto da fonte

Referência na Europa, o Sirha Rio reunirá chefs e profissionais da hotelaria, e contará com competições culinárias.

O cenário gastronômico do Rio de Janeiro (RJ) receberá um grande evento internacional em 2015: o Sirha Rio. Durante três dias, o maior evento de gastronomia e hotelaria da Europa reunirá mais de 100 expositores, importadores, distribuidores e fabricantes de todos os segmentos do mercado de hotelaria e de restaurantes da América do Sul e da Europa.

Além das apresentações e discussões voltados aos profissionais da área, o Sirha também contará com atividades abertas ao público. Entre elas, o Bocuse d’Or Brasil, uma competição de culinária mundial. A seletiva brasileira será no palco do Sirha Rio, e o vencedor representará o Brasil na competição latino-americana do evento em 2016 e estará um passo à frente rumo à final mundial, que acontecerá durante o Sirha Lyon, na França, em janeiro de 2017.

Confeiteiros, chefs de sobremesa, chocolateiros e especialistas em sorvete também competirão pela Coupe du Monde de la Pâtisserie/Brasil. O júri no Rio de Janeiro será presidido pela chef brasileira Flávia Quaresma, e a equipe vencedora representará o Brasil na próxima competição do continente, a Copa Maya.

Outro evento aberto ao público que promete dar água na boca é o Omnivore Rio. Jovens talentos locais e chefs internacionalmente famosos apresentarão oficinas culinárias no palco e, a cada noite, chefs locais e europeus vão se juntar e preparar o jantar em restaurantes do Rio.

O chef francês radicado no Rio de Janeiro Claude Troisgros, do restaurante estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS, o Olympe, será presidente do Sirha, e destaca a importância do evento para o Brasil. "Esta exposição comercial vai oferecer uma oportunidade para que mercado brasileiro enriqueça a sua oferta, além de permitir que os profissionais do trade estejam a par das últimas tendências no mundo inteiro e possam participar de concursos internacionais".

Segundo organizadores, o Rio de Janeiro será palco deste grande evento por causa de um mercado hoteleiro e de restaurantes em franca expansão, impelido por eventos de porte global tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A cidade também foi escolhida por entidades de peso e fama internacionais tais como a escola de culinária le Cordon Bleu, que começa a operar em 2015. O Sirha Rio, organizado pela GL events, ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015, no Centro de Convenções SulAmerica