PRIMEIRO DIA DO SIRHA RIO FOI MARCADO POR TALENTOS DA CONFEITARIA

04/10/2016

Coupe du Monde de la Pâtisserie anunciou os quatro selecionados para a próxima etapa do concurso
Chefs, autoridades, estudantes e profissionais lotaram o Pavilhão 4 do Riocentro

O primeiro dia da segunda edição do Sirha Rio (4 de outubro), versão brasileira do maior evento de gastronomia hotelaria e foodservice do mundo, reuniu chefs, autoridades, estudantes e profissionais do segmento.
 
A abertura oficial do evento contou com a participação de Claude Troisgros, presidente do
Sirha Rio; Marie-Odile Fondeur, diretora geral do evento; Arthur Repsold, presidente da Fagga l GL events Exhibitions; José Carlos Ferreira de Sá, presidente da Riotur, Vinicius Lages, diretor do Sebrae Nacional; Cezar Vasquez, diretor superintendente do Sebrae Rio de Janeiro; Brice Roquefeuil, Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro; Nilo Felix, secretário de turismo do Estado do Rio; e Alexandre Sampaio, presidente do CNC. Laurent Suaudeau, presidente do Bocuse d'Or Brasil, também esteve presente.
 
“Nos 35 anos que estou no Brasil, meu obejtivo sempre foi disseminar a cultura, os ingredientes e o talento dos jovens do país. E temos tudo isso reunido aqui no Sirha, por isso é um evento tão importante”, avalia o chef Claude Troisgros.


Laurent Suaudeau e Claude Troisgros

O primeiro dia começou animado com a disputa da etapa regional da Coupe du Monde de la Pâtisserie, a copa do mundo da confeitaria. Os chef confeiteiros Phillipe Brye, Flávia Quaresma e Ramiro Bertassin, do comitê do concurso, ficaram felizes com o desempenho de todos os candidatos. “É uma satisfação muito grande ver a evolução do Brasil nesta categoria”, afirmou Flavia.

Os competidores que passaram para a etapa final, que acontece no ano que vem, são: Letícia Cruz (Rio de Janeiro – RJ) e Victor Santificetur (São Paulo – SP) na categoria chocolate; e Marcone Calazans (São Paulo – SP) e Sônia Takata (São Paulo – SP), na categoria açúcar.

Outro destaque do primeiro dia foram as aulas do “Mesa ao Vivo”. Os chefs que cozinharam em frente ao público foram Pedro Siqueira, Nathalie Passos, Pedro de Artagão, Morena Leite e Pedro Liberalesso.



Coupe du Monde de la Pâtisserie

Durante o Sirha Rio aconteceu a seletiva regional da Coupe du Monde de la Pâtisserie. O evento é referência na arte da alta pâtisserie no mundo inteiro, revelando novos talentos da área.
 
Os chefs pâtissiers Philipe Brye e Flávia Quaresma são presidentes do concurso e, junto de Ramiro Bertassin, selecionaram os candidatos.

Este ano, o regulamento prevê que os candidatos usem ingredientes regionais brasileiros em suas preparações, valorizando toda a diversidade de sabores que nosso país tem a oferecer.

A Coupe du Monde de la Pâtisserie foi fundada em 1989 pelo chef pâtissier francês Gabriel Paillasson, durante uma edição do Sirha Lyon. Ele continua exercendo um importante papel no desenvolvimento do concurso e seu nome é associado à excelência de confeitar.

Os candidatos classificados foram:



Letícia Cruz (Rio de Janeiro – RJ) – Categoria Chocolate
Leticia Cruz iniciou sua caminhada na área de gastronomia em 2011 na Universidade Anhembi Morumbi. Em São Paulo, trabalhou com o chef Fabrice Le Nud na Patisserie Douce France, onde se encantou por essa arte. Em 2014 fez um curso intensivo de confeitaria no Instituto Superior Mariano Moreno, em Buenos Aires. Ao retornar ao Brasil, foi trabalhar no Hotel Sofitel, em Copacabana, onde está até hoje. Além da equipe do chef da confeitaria Ariel Lettieri, passou também pelo Le Pré Catelan, sob o comando do chef Roland Villard. Atualmente faz parte da equipe do chef Philippe Brye.

Marcone Calazans (São Paulo – SP) – Categoria Açúcar
Marcone começou na carreira com apenas 12 anos, de forma despretensiosa, ajudando os pais, que tinham uma mini panificação. Se apaixonou pelo ofício e começou a aprender todas as bases, a conhecer chefs e pessoas envolvidas. Sua formação técnica é de subchef de cozinha, o que permitiu que conhecesse outras áreas do ofício. Atualmente é chef confeiteiro do Club Atlético Paulistano. Participa de concursos desde 2010 e em sua primeira competição ganhou segundo lugar do Campeonato Nacional de Gelateria, que no ano seguinte ficou em 1º lugar. Já participou também da seletiva continental da Coupe du Monde de la Pâtisserie em 2014 e em 2015 foi um dos escolhidos para representar o Brasil na final mundial do concurso, no Sirha Lyon 2017.

Sônia Takata (São Paulo – SP) – Categoria Açúcar
Com formação em Desenho Industrial, usou o conhecimento nas áreas de artes plásticas,comunicação visual e desenho como ferramentas para atuar nas profissões de designer têxtil, arte finalista em uma agência de publicidade e, posteriormente, como cake designer. A forte paixão pela gastronomia direcionou Sônia a estudar Confeitaria Artística com Marcela Sanchez, quando teve a oportunidade de auxiliá-la no início de sua vinda ao Brasil. Em seguida especializou-se em Cozinha Internacional (CCI). Fora do Brasil, buscou especialização também em panificação em escolas do Japão, e na França, na École Lênotre.

Victor Santificetur (São Paulo – SP) – Categoria Chocolate
Desde os 18 anos idealiza trabalhar na cozinha quente de um restaurante. Focado nesse objetivo iniciou a formação para cozinheiro no Senac. Seu primeiro estágio foi com Fabrice Le Nud, onde adquiriu entendimento maior sobre a confeitaria e passou a focar neste segmento. Passou por confeitarias de grande expressão em São Paulo, como Buffet Leopolldo, Le Vin e Tartelier. Cursou onze semanas na École International de Pâtisserie Olivier Bajard, onde teve a oportunidade de aprender diretamente com profissionais reconhecidos no cenário da confeitaria. Entre eles Franck Michel (MOF Pâtissier), Angelo Musa (MOF pâtissier, campeão do mundo), Julien Boutonnet (MOF pâtissier). Em seguida, concluiu um estágio na equipe do MOF e Champion du Monde de desserts glacés Thierry Bamas, onde permanece até hoje como confeiteiro. No ano de 2015, participou de sua primeira competição (Trophée Criollo Pierre Mirgalet), da qual foi campeão.

Um júri de peso avaliou os candidatos: Diego Lozano, Caio Corrêa, Francisco Santana, Gerci Trevenzolli, Javier Guillen e Bertrand Busquet.


Programação



Patrocinadores

O Sebrae, a CNC, o Senac Nacional e o Zona Sul são os patrocinadores máster do Sirha Rio.

A Carpigiani e a Pregel são patrocinadores máster do Talentos do Gelato.

O Vins de Provence, a Vista Alegre e a Ingecold são apoiadores dos três concursos.

A Nestlé apoia o Bocuse d’Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie. O Zona Sul também é patrocinador máster do Bocuse d’Or.

A São Lourenço é a água oficial. A Brahma é a cerveja oficial, a Sueth é o catering oficial e o Grand Mercure Riocentro é o hotel oficial. A Estácio de Sá é a faculdade oficial do evento.

Sobre o Sirha
O SIRHA (Evento Internacional para Profissionais de Food Service e Hotelaria) reúne profissionais de food service para compartilhar tendências mundiais do segmento. Realizado no Eurexpo Lyon, todo mês de janeiro dos anos ímpares, o Sirha apresenta, há mais de 20 anos, concursos gastronômicos internacionais: o Bocuse d'Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie, criados, respectivamente, por Paul Bocuse e Gabriel Paillasson. Atualmente, o SIRHA também acontece em outros cinco países: Brasil, México, Hungria, Suíça e Turquia.

Números 2015:
* 189.028 visitantes profissionais, incluindo 25.448 internacionais
* 19.715 chefs
* 3.045 expositores e marcas, incluindo 486 internacionais (+ 16% vs. 2013) em 11 setores de produtos, equipamentos e serviços.

A próxima edição do SIRHA Lyon será realizada de 21 a 25 de janeiro de 2017, no Eurexpo, em Lyon (França).

O grupo GL events, líder mundial no setor de eventos, é o responsável por trazer o Sirha ao Brasil através de seu braço local, a Fagga.

Sobre o Riocentro
O Riocentro ganha nesse ano mais um pavilhão que se tornará um anfiteatro com arquitetura até então inédita no Rio de Janeiro. Com 7,2 mil m² e pé direito de 15 metros, o anfiteatro está preparado para receber até 10 mil pessoas. Inicialmente destinado às competições de boxe olímpico, o novo espaço constitui um importante legado dos jogos que ficará integrado ao pavilhão 5 e ao Grand Mercure Riocentro, oferecendo um novo equipamento para a cidade. Preparado para abrigar, além de competições esportivas, eventos culturais, espetáculos diversos e congressos, o anfiteatro poderá receber variados formatos de eventos, dada sua versatilidade.

O Riocentro, com mais de 500 mil m² dos quais aproximadamente 98 mil m² de área construída, oferece também opções de alta gastronomia no Grand Mercure Riocentro - com os restaurantes Brisa Restô, de comida internacional no primeiro piso, e o Í Bistrô, comandando pela chef Morena Leite, na cobertura.

O complexo conta ainda com o Riocentro Estúdios, que reúne em um moderno estúdio a infraestrutura adequada para gravações audiovisuais; e o Riocentro Offices, conjunto de escritórios que tem uma unidade do colégio QI e terá uma academia ainda em 2016. Entre as comodidades, o centro de convenções dispõe de heliponto e estacionamento para sete mil veículos.

Sob a gestão do grupo francês GL events desde 2006, o Riocentro recebeu investimentos de R$ 450 milhões destinados à transformação do espaço neste grande complexo. Todas as áreas foram modernizadas, climatizadas, reformadas e equipadas para atender a toda demanda de eventos e negócios.

Sobre a GL events
A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon e faturamento de 942 milhões de euros em 2015. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com 4250 colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a GL events administra um portfólio de 12 empresas e é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

Acesse: http://sirha-rio.com/

Assessoria de Imprensa Sirha Rio
Documennta Comunicação
www.documennta.com.br
(21) 2540-855
Paula Pizzi – paula@documennta.com.br
Tel. (21) 98566-0107
Ana Luiza Graça - analuiza@documennta.com.br
Tel. (21) 98566-0109
Maria Vargas – mariavargas@documennta.com.br
Tel. (21) 98486-5123