DUAS NOVIDADES MARCAM O TERCEIRO DIA DO SIRHA RIO - TORNEIRO DE GELATOS E PALESTRA SOBRE INOVAÇÕES

06/10/2016



O Sirha Rio encerrou sua segunda edição nesta quinta-feira, dia 6, com dois eventos inéditos que aconteceram pela primeira vez aqui.

O torneio “Talentos do Gelato” teve como principal objetivo promover a atividade de sorveteiro e incentivar criações com elementos brasileiros. Sob a tutela do mestre gelatiere Frederico Samora, quatro duplas de participantes realizaram suas criações em três formatos: torta gelada, cuba decorada e sobremesa empratada individual com gelato. Isabella Brendler, de Santo André, e Letícia Orenga, de São Bernardo do Campo, foram a dupla vencedora do torneio, com o sabor Irish Coffee.



O júri responsável por avaliar os candidatos foi composto pela jornalista Cintia Oliveira (Revista Menu), e os chefs Carlos Ballota, Marcia Garbin, Rogério Shimura, Flavia Quaresma e Angelo Parrela.




O público brasileiro teve acesso em primeira mão a uma pesquisa com as principais tendências do mundo da gastronomia para os próximos anos. O levantamento foi feito pela instituição francesa Food Service Vision, líder em pesquisa e consultoria “fora de domicílio” na França. Inicialmente previsto para ser divulgado durante o Sirha Lyon em 2017, o conteúdo exclusivo foi revelado aqui, com apresentação do consultor francês Emmanuel Argoud, um dos responsáveis pelo estudo, e mediação do chef Guga Rocha. Na pesquisa, os territórios de inovação são divididos em três grandes temas: o prazer, a praticidade e o bem-estar. “São tendências gerais para o mercado mundial, e cada país vai traduzir as suas próprias necessidades”, afirmou Argoud.  

Sobre o Sirha Lyon

A francesa Marie-Odile Fondeur, diretora mundial do Sirha, recebeu imprensa e importantes chefs no Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro, para anunciar as novidades do Sirha Lyon 2017, que acontece de 21 a 25 de janeiro, na França.

O evento contou com alguns dos participantes brasileiros na edição francesa, entre eles a alagoana Giovanna Grossi, que concorrerá ao lado de outros 23 chefs do mundo inteiro ao Bocuse d’Or, maior concurso de alta gastronomia do mundo. Será a primeira vez que Lyon recebe uma mulher brasileira entre os finalistas.

Outra novidade anunciada foi o time nacional que participará da Catering Cup. Luiz Guilherme Cyrino, chef de banquete do Belmond Copacabana Palace, e Paulo Araujo, chef do Grupo Nori, seguem para o evento francês sob o comando do coach David Mansaud, chef executivo do Belmond Copacabana Palace.

A final da Coupe du Monde de la Pâtisserie também contará com a participação de dois brasileiros: a dupla Marcone Calazans, chef pâtissier do Clube Athletico Paulistano, e Abner Ivan, diretor executivo do Clube dos Padeiros e Confeiteiros do Brasil.

Importantes nomes da gastronomia nacional e mundial também marcaram presença no evento: Alain Uzan,chef que comanda a cozinha do restaurante francês AVEK, Laurent Suaudeau, técnico de Giovanna Grossi e, atualmente, à frente da Escola Laurent Suaudeau, e Philippe Brye, chef executivo do hotel Sofitel Copacabana. 

Patrocinadores

O Sebrae, a CNC, o Senac Nacional e o Zona Sul são os patrocinadores máster do Sirha Rio.

A Chef Estrela, a Intelikit e a Tramontina são patrocinadores máster do Bocuse d’Or e da Coupe du Monde de la Pâtisserie; e patrocinadores silver do Talentos do Gelato.

A Ajinomoto e Quirós são patrocinadores silver do Bocuse d’Or. 

A Carpigiani e a Pregel são patrocinadores máster do Talentos do Gelato.

O Vins de Provence, a Vista Alegre e a Ingecold são apoiadores dos três concursos.

A Nestlé apoia o Bocuse d’Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie. O Zona Sul também é patrocinador máster do Bocuse d’Or.

A São Lourenço é a água oficial. A Brahma é a cerveja oficial, a Sueth é o catering oficial e o Grand Mercure Riocentro é o hotel oficial. A Estácio de Sá é a faculdade oficial do evento.

Sobre o Sirha

O SIRHA (Evento Internacional para Profissionais de Food Service e Hotelaria) reúne profissionais de food service para compartilhar tendências mundiais do segmento. Realizado no Eurexpo Lyon, todo mês de janeiro dos anos ímpares, o Sirha apresenta, há mais de 20 anos, concursos gastronômicos internacionais: o Bocuse d'Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie, criados, respectivamente, por Paul Bocuse e Gabriel Paillasson. Atualmente, o SIRHA também acontece em outros cinco países: Brasil, México, Hungria, Suíça e Turquia.

Números 2015:

·         189.028 visitantes profissionais, incluindo 25.448 internacionais

·         19.715 chefs

·         3.045 expositores e marcas, incluindo 486 internacionais (+ 16% vs. 2013) em 11 setores de produtos, equipamentos e serviços.

Em novembro acontecerá a próxima edição do Sirha Istanbul, de 24 a 26. A próxima edição do SIRHA Lyon será realizada de 21 a 25 de janeiro de 2017, no Eurexpo, em Lyon (França). Em fevereiro será a vez do México de receber a segunda edição da feira, de 24 a 26.

O grupo GL events, líder mundial no setor de eventos, é o responsável por trazer o Sirha ao Brasil através de seu braço local, a Fagga. 

Sobre o Riocentro

O Riocentro ganha nesse ano mais um pavilhão que se tornará um anfiteatro com arquitetura até então inédita no Rio de Janeiro.  Com 7,2 mil m² e pé direito de 15 metros, o anfiteatro está preparado para receber até 10 mil pessoas. Inicialmente destinado às competições de boxe olímpico, o novo espaço constitui um importante legado dos jogos que ficará integrado ao pavilhão 5 e ao Grand Mercure Riocentro, oferecendo um novo equipamento para a cidade. Preparado para abrigar, além de competições esportivas, eventos culturais, espetáculos diversos e congressos, o anfiteatro poderá receber variados formatos de eventos, dada sua versatilidade.

O Riocentro, com mais de 500 mil m² dos quais aproximadamente 98 mil m² de área construída, oferece também opções de alta gastronomia no Grand Mercure Riocentro - com os restaurantes Brisa Restô, de comida internacional no primeiro piso, e o Í Bistrô, comandando pela chef Morena Leite, na cobertura.

O complexo conta ainda com o Riocentro Estúdios, que reúne em um moderno estúdio a infraestrutura adequada para gravações audiovisuais; e o Riocentro Offices, conjunto de escritórios que tem uma unidade do colégio QI e terá uma academia ainda em 2016. Entre as comodidades, o centro de convenções dispõe de heliponto e estacionamento para sete mil veículos.

Sob a gestão do grupo francês GL events desde 2006, o Riocentro recebeu investimentos de R$ 450 milhões destinados à transformação do espaço neste grande complexo. Todas as áreas foram modernizadas, climatizadas, reformadas e equipadas para atender a toda demanda de eventos e negócios.

Sobre a GL events

A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon e faturamento de 942 milhões de euros em 2015. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com 4250 colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a GL events administra um portfólio de 12 empresas e é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

Acesse:

 http://sirha-rio.com/
 /sirhario
@sirhario 
 /BocusedorOfficial
@bocusedor

#SirhaRio  #BocuseDor #BORBrasil  #CMP #CMPatisserie

Assessoria de Imprensa Sirha Rio
Documennta Comunicação

www.documennta.com.br
(21) 2540-855
Paula Pizzipaula@documennta.com.br
Tel. (21) 98566-0107
Ana Luiza Graça - analuiza@documennta.com.br
Tel. (21) 98566-0109
Maria Vargas – mariavargas@documennta.com.br
Tel. (21) 98486-5123