COPA DO MUNDO DA CONFEITARIA ANUNCIA RAFAEL BARROS COMO NOVO PRESIDENTE

07/11/2017

COMPETIÇÃO SERÁ DURANTE A TERCEIRA EDIÇÃO DO SIRHA, DE 14 A 16 DE MARÇO DE 2018 NO SÃO PAULO EXPO

O Sirha (Salon international de la restauration, de l'hôtellerie et de l'alimentation), principal evento internacional para profissionais de foodservice e hotelaria, chega a sua terceira edição brasileira com novidades. A Coupe du Monde de la Pâtisserie, uma das maiores competições de confeitaria do mundo e que acontece dentro do salão, terá um novo presidente no Brasil. Rafael Barros é o chef escolhido para comandar o concurso.

Desde 2003 o chef confeiteiro está à frente da Ópera Ganache, butique de doces e central de cursos profissionalizantes. Já participou de três edições da final mundial da Coupe du Monde de la Pâtisserie, em Lyon, sempre como capitão de equipe. Nos anos de 2009, 2011 e 2013 ajudou os times brasileiros a galgar posições frente a competidores de todo o mundo, e a atingir a melhor colocação que o Brasil já teve o concurso.

“Chego à Coupe du Monde de la Pâtisserie com o objetivo de manter o Brasil sempre bem posicionado em todas as etapas da competição. Temos potencial e talento para chegar longe, queremos aprender com os países que já estão mais avançados na arte da confeitaria e crescer cada vez mais”, conta Rafael, entusiasmado em assumir o cargo.

Flavia Quaresma e Philippe Brye, chefs que foram os presidentes do concurso nas edições anteriores, seguem com grande envolvimento e acompanhando tudo de perto, agora como membros do comitê organizador. Eles recebem Rafael Barros de braços abertos. “A competição vai ganhar muito com a experiência do Rafael. Ele participou três vezes na CMP e essa vivência será um grande diferencial para o desenvolvimento do concurso e a melhora na performance dos novos candidatos. Philippe Brye e eu estamos muito felizes por colocar esse concurso, que tanto amamos e que é tão importante para a confeitaria brasileira, nas mãos competentes do Rafael. Continuamos junto com ele e estaremos no Sirha São Paulo para viver essa nova etapa da CMP Brasil”, conta Flavia. Ramiro Bertassin, que liderou a equipe brasileira na última final mundial em Lyon, também segue no comitê.

Na próxima etapa brasileira da competição, que acontecerá em março de 2018 durante o Sirha, quatro candidatos concorrem a duas vagas na Copa Maya, fase continental do concurso no México. Letícia Cruz (Rio de Janeiro) e Victor Santificetur (São Paulo) são os confeiteiros da categoria chocolate; e Marcone Calazans (São Paulo) e Sônia Takata (São Paulo), da categoria açúcar. Será escolhido um chef de cada categoria, para então formarem uma dupla e competirem juntos no México.

“Estamos na fase de desenvolvimento do regulamento para esta próxima etapa nacional e buscamos desafios que coloquem em destaque os verdadeiros talentos da confeitaria que participam da competição”, conta Rafael.

A Coupe du Monde de la Pâtisserie foi fundada em 1989 pelo chef pâtissier francês Gabriel Paillasson, durante uma edição do Sirha Lyon. Ele continua exercendo um importante papel no desenvolvimento do concurso e seu nome é associado à excelência de confeitar. A cada dois anos, equipes de chefs do mundo inteiro participam da final mundial em Lyon.

O chef Rafael Barros

Em sua cozinha da Ópera Ganache, montada em 2003, delícias da alta confeitaria são criadas utilizando as técnicas adquiridas nos Estados Unidos, onde cursou o Programa de Artes Culinárias no The Art Institute of Fort Lauderdale. A técnica foi aperfeiçoada no Delano em Miami e no Hotel Ritz em Lisboa. De volta ao Brasil, com a bagagem recheada de prêmios e novidades, Rafael fez parte das equipes de inauguração dos hotéis Pestana em Salvador e Hyatt em São Paulo. E para passar adiante o que aprendeu e difundir a alta confeitaria, para que ela tenha o espaço que merece na gastronomia brasileira, Rafael já ministrou cursos em diversas universidades e continua sempre inovando. Hoje como proprietário da marca, Rafael passa a administrar o futuro da pâtisserie e a carreira de novos talentos. Com prêmios como o melhor chocolate de São Paulo (Veja SP 2014/2015) e o prêmio de chef Confeiteiro do Ano para Rafael Barros (Veja SP 2014/2015). Rafael Barros continua como proprietário da marca e possui novos projetos como o da Escola de Formação Profissional, para pessoas que buscam aperfeiçoamento dentro da área de Pâtisserie bem como os iniciantes que almejam ingressar na área.

Os candidatos

Letícia Cruz (Rio de Janeiro – RJ)

Leticia Cruz iniciou sua caminhada na área de gastronomia em 2011 na Universidade Anhembi Morumbi. Em São Paulo, trabalhou com o chef Fabrice Le Nud na Patisserie Douce France, onde se encantou por essa arte. Em 2014 fez um curso intensivo de confeitaria no Instituto Superior Mariano Moreno, em Buenos Aires. Ao retornar ao Brasil, foi trabalhar no Hotel Sofitel, em Copacabana, onde está até hoje. Além da equipe do chef de confeitaria Ariel Lettieri, passou também pelo Le Pré Catelan, sob o comando do chef Roland Villard. Atualmente faz parte da equipe do chef Philippe Brye.

Marcone Calazans (São Paulo – SP)

Marcone começou na carreira com apenas 12 anos, de forma despretensiosa, ajudando os pais, que tinham uma mini panificação. Se apaixonou pelo ofício e começou a aprender todas as bases, a conhecer chefs e pessoas envolvidas. Sua formação técnica é de subchef de cozinha, o que permitiu que conhecesse outras áreas do ofício. Atualmente é chef confeiteiro do Club Atlético Paulistano. Participa de concursos desde 2010 e em sua primeira competição ganhou segundo lugar do Campeonato Nacional de Gelateria, que no ano seguinte ficou em 1º lugar. Já participou também da seletiva continental da Coupe du Monde de la Pâtisserie em e foi um dos escolhidos para representar o Brasil na final mundial do concurso, no Sirha Lyon 2017.

Sônia Takata (São Paulo – SP)

Com formação em Desenho Industrial, usou o conhecimento nas áreas de artes plásticas, comunicação visual e desenho como ferramentas para atuar nas profissões de designer têxtil, arte finalista em uma agência de publicidade e a posteriormente como cake designer. A forte paixão pela gastronomia direcionou Sônia a estudar Confeitaria Artística com Marcela Sanchez, quando teve a oportunidade de auxiliá-la no início de sua vinda ao Brasil. Em seguida especializou-se em Cozinha Internacional (CCI). Fora do Brasil, buscou especialização também em panificação em escolas do Japão, e na França, na École Lênotre.

Victor Santificetur (São Paulo – SP)

Desde os 18 anos idealizava trabalhar na cozinha quente de um restaurante. Focado nesse objetivo iniciou a formação para cozinheiro no Senac. Seu primeiro estágio foi com Fabrice Le Nud, onde adquiriu entendimento maior sobre a confeitaria e passou a focar neste segmento. Passou por confeitarias de grande expressão em São Paulo, como Buffet Leopolldo, Le Vin e Tartelier. Cursou onze semanas na École International de Pâtisserie Olivier Bajard, onde teve a oportunidade de aprender diretamente com profissionais reconhecidos no cenário. Entre eles Franck Michel (MOF Pâtissier), Angelo Musa (MOF pâtissier, campeão do mundo), Julien Boutonnet (MOF pâtissier). Em seguida, concluiu um estágio na equipe do MOF e Champion du Monde de desserts glacés Thierry Bamas, onde permanece até hoje como confeiteiro. No ano de 2015, participou de sua primeira competição (Trophée Criollo Pierre Mirgalet), da qual foi campeão.

Sirha São Paulo

No início do ano, Marie-Odile Fondeur, diretora mundial do Sirha, anunciou uma novidade para a terceira edição brasileira: em 2018 o salão acontecerá na capital paulista, de 14 a 16 de março, no São Paulo Expo. As mudanças acompanham o crescimento e desenvolvimento do feira. "O evento cresceu e está explorando um novo ambiente e um novo mercado. Encontramos uma grande oportunidade e decidimos estrategicamente realizar o Sirha no primeiro semestre de 2018, abrindo assim o calendário de eventos do segmento. São Paulo é a capital da gastronomia brasileira que se encontra em constante expansão. É uma ótima cidade para receber este novo Sirha", pontua Marie-Odile.

“O grande diferencial do Sirha é a programação tão diversificada que temos e que atrai o profissional do setor. O evento já se consolidou como totalmente business to business. O conteúdo que oferecemos traz simultaneamente inovação tecnológica, concursos, aulas e degustações, e é isso que torna o Sirha uma feira única”, avalia Vânia Tavares, diretora da Fagga l GL events exhibitions.

O chef Claude Troisgros é o presidente do Sirha São Paulo. “O Sirha muda-se para São Paulo a fim de estar o mais próximo possível de seu mercado e de suas expectativas. A valorização de todas as áreas da gastronomia e da hotelaria estará no coração deste novo Sirha, que promete três dias intensos embalados por uma programação excepcional”, avalia ele.

A previsão é que 300 expositores e marcas brasileiras e internacionais estejam no salão apresentando o que há de mais novo para o mercado. O Sirha está desenvolvendo projetos e parcerias com câmaras de comércio de países como França, Espanha e Chile para trazer maior oferta de produtos desses países. Nesta próxima edição a feira também contará com rodadas de negócios, oportunidade para realizar contatos com quem decide, facilitando a concretização de negócios.

O Sirha conta com o espaço do terroir brasileiro, uma oportunidade para pequenos produtores de diversos estados do Brasil mostrarem seus produtos aos chefs e compradores do mercado. É fruto de uma parceria estratégica com o Sebrae Nacional e ganhou destaque nas últimas edições, chegando a ir para Lyon em janeiro deste ano, na edição francesa do Sirha.

Durante a feira acontecerão as finais nacionais dos prestigiados concursos Bocuse d’Or, presidido por Laurent Suaudeau, e Coupe du Monde de la Pâtisserie. Em cada um deles, quatro chefs, selecionados no ano passado, na etapa regional, batalharão por um lugar na etapa latino-americana das competições, que acontecerá na Cidade do México em 2018.

O Talentos do Gelato – concurso inédito lançado na edição brasileira da feira com o objetivo de promover a atividade de sorveteiro artesanal – terá mais uma edição. Em sua esfera de conteúdo, o Sirha São Paulo terá duas novas ativações. O Bar Sirha, que será palco para as temáticas de café, vinho, cerveja e mixologia, ideal para apresentação de produtos, de novas técnicas, oportunidade de networking e destaque aos melhores profissionais do mercado. Já o auditório Bakery & Pastry, com curadoria de Frédéric Monnier, destaca a importância da panificação e da confeitaria como diferenciais aos restaurantes e hotéis.

O Sirha em números

A segunda edição do Sirha no Brasil, em 2016, foi um evento muito bem sucedido, totalizando 222 expositores e marcas, um aumento de 9,5% de visitas em relação ao ano anterior, e culminando em gerar satisfação para expositores e visitantes.

Na próxima edição, são esperados 15 mil visitantes, público este formado por tomadores de decisão e formadores de opinião em compras (gerentes, diretores de A&B, compradores, chefs).

Sobre a GL events

A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon e faturamento de 942 milhões de euros em 2015. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com 4250 colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a GL events administra um portfólio de 12 empresas e é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

Acesse:

Site Sirha: www.sirha-saopaulo.com/

Facebook Sirha: www.facebook.com/sirhasaopaulo

Instagram Sirha: @sirhasaopaulo

Facebook Bocuse Dor/BocusedorOfficial

Instagram Bocuse Dor @bocusedor

#SirhaSP
#BocuseDor
#BORBrasil
#CMP
#CMPatisserie

Comunicação - Sirha São Paulo
Documennta Comunicação

www.documennta.com.br
(21) 2540-8167
Paula Pizzi paula@documennta.com.br
Tel. (21) 98838-0887
Maria Vargas mariavargas@documennta.com.br
Tel. (21) 98121-3832